Pular para o conteúdo principal
Gestão

Settran começa a fiscalizar trânsito nos campi da UFU

Agentes cumprem recomendação do Ministério Público Federal

Publicado em 07/05/2018 às 17:18 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16

No Campus Santa Mônica, uma das infrações cometidas é o estacionamento irregular (Foto: Fabiano Goulart)

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) começou, nesta segunda-feira (7/5), a fiscalizar as normas de trânsito nos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O serviço de fiscalização atende à recomendação feita pelo Ministério Público Federal à Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). As discussões sobre a atuação dos agentes municipais de trânsito foram intensificadas a partir de janeiro de 2018, com a realização de reuniões entre representantes da UFU e da PMU.

Com o apoio da Settran, a Prefeitura Universitária deu início à adequação da sinalização das vias segundo os padrões do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em seguida, foi realizada uma campanha de conscientização junto à comunidade acadêmica, que incluiu a distribuição dos panfletos “Alerta Cidadão”. Também foi desenvolvida, com o apoio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a campanha educativa “Nós somos o trânsito”.

Segundo a Prefeitura Universitária, circulam cerca de 7.200 veículos por dia no Campus Santa Mônica, onde estão localizadas as principais unidades administrativas e a maioria das unidades acadêmicas. Neste campus, uma das infrações cometidas é o estacionamento irregular.

No Santa Mônica estão regulamentadas 1.783 vagas para carros - entre elas, 81 para idosos e 43 para deficientes físicos – e 220 para motos. Um projeto da Prefeitura Universitária prevê aumento de 200 vagas nesse campus, a depender de liberação de recursos orçamentários. No Umuarama são 837 sinalizadas (39 para idosos e 23 para deficientes físicos) dentro da área cercada do campus, sendo ofertadas outras áreas de estacionamento, como o terreno ao lado da Delegacia Regional de Polícia Civil.

A defasagem de vagas, que ocorre principalmente pela manhã, está sendo enfrentada pela Prefeitura Universitária com a ampliação e revitalização de bolsões de estacionamentos, apesar da limitação do espaço físico. Por outro lado, a requalificação urbana dos campi – que privilegia os pedestres –, a criação de bicicletários e de linhas de ônibus intercampi e o apoio a iniciativas de promoção à carona são outras medidas da universidade para minimizar o impacto causado pela utilização dos automóveis.

Readequação

A Prefeitura Universitária promoverá nos próximos dias a readequação das placas de sinalização das vagas especiais de idoso e deficiente físico para atender às resoluções atuais do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran). Ressalta-se que, no período de ausência da sinalização vertical, continuará a vigorar a sinalização horizontal. Portanto, não haverá mudança de quantidade e de localização das vagas especiais.

Palavras-chave: Trânsito prefeitura universitária

A11y