Graça do Aché promove oficina 'Mulherismos e Samba de Roda'

Atividade faz parte do 'Dezembro Negro' e recebe inscrições até segunda-feira, 12/12

Publicado em 06/12/2022 às 14:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché promove, nas noites de 13 e 14 de dezembro, a “Oficina Mulherismos e Samba de Roda”. A atividade faz parte da programação do "Dezembro Negro" e será ministrada por Fernanda Machado, que, durante sua infância e adolescência, viveu imersa na cultura afro e adquiriu enorme conhecimento, ao acompanhar e ajudar sua mãe nas oficinas culturais, cursos e nos afazeres diários em seu terreiro de candomblé.

O evento é aberto à comunidade e está com inscrições abertas  até a próxima segunda-feira, 12/12 - via preenchimento de formulário on-line. A proposta da oficina é divulgar a história e a riqueza da cultura tradicional de matriz africana, a partir da apresentação da história do jongo, do samba de roda e dos valores de sociabilidade e africanidade contidos nessas duas manifestações culturais afro-brasileiras.

Segundo a ministrante, a atividade no Graça do Aché vai trabalhar o empoderamento, identidade, saúde mental e emocional, sustentabilidade e emancipação, por meio do  samba de roda. Ela trará sua experiência como sambadeira, intercalando dança e reflexões sobre o movimento mulherista. “Não há como trabalhar o samba de roda, senão através do matriarcado; e esse matriarcado pare toda forma de existência: mulheres cis, trans, binárias, não binárias, homens, crianças; ou seja, é esse matriarcado que pare a humanidade, e não segrega, a partir da ideia que o samba de roda é uma manifestação ancestral de liberdade e identidade”, destaca Fernanda.

Ainda de acordo com ela, durante a oficina, serão ministrados conteúdos que abordam a postura, identidade corporal e memória ancestral. "Tudo por meio de movimentos que temos no samba de roda, a partir das composições das nossas mestras do samba de roda, tais como Tia Valquíria, Mãe Alice e várias mestras do samba de roda”, explica.

Sobre Fernanda Machado

Nascida e criada em Goiânia, capital de Goiás, Fernanda Machado mora atualmente no Paraná. É filha de Mãe Biloca, neta de Dona Nair e Mestre Bimba. Fundou, juntamente com sua genitora, o Samba de Roda "Sambadeira de Bimba - Filhas de Biloca", que traz toda liturgia, ancestralidade e empoderamento das mulheres em vários aspectos - dentre eles, o canto, dança afro, culinária, bordados e a percussão.

"Fernanda é herdeira dos fundados da capoeira regional no Brasil e filha de sambadeira. Traz consigo larga trajetória de militância, estudo e prática da cultura popular. Será uma grande oportunidade para multiplicar esses conhecimentos", comenta Ivete Almeida, professora do Instituto de História (Inhis/UFU) e atual coordenadora do Graça do Aché. O equipamento cultural fica localizado na Avenida Cesário Crosara, 4187, Bairro Roosevelt, em Uberlândia.

Palavras-chave: Oficina vai abordar Mulherismo e Roda de Samba