Saúde

Carnaval: saiba como se divertir e curtir a festa sem descuidar da própria saúde

Chegada do evento mais aguardado do ano por muitos brasileiros também deve ser acompanhada pela preocupação com alguns cuidados importantes

Publicado em 16/02/2023 às 10:08 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Para boa parte dos brasileiros, o carnaval é a época mais esperada do ano. Nada melhor que uma festa para começar bem a temporada. O carnaval é um evento tradicional do Brasil, mas, nesse momento de descontração, muita gente se esquece de cuidar da própria saúde. Com isso, a diversão pode acabar mais cedo por problemas como: infecção intestinal, desidratração, intoxicações alimentares, alergias, insolações, ressaca, dentre outros motivos. Portanto, é de extrema importância que algumas precauções sejam tomadas antes de se cair na folia. Atenção às dicas, preparadas pela equipe da Seção de Saúde e Assistência ao Servidor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD):

Hidratação

O primeiro cuidado a ser tomado é com a hidratação. Durante o carnaval, além das altas temperaturas e o aglomerado de pessoas, os foliões dançam bastante e, com isso, há uma grande perda de suor, ocasionando em desidratração. Com a perda de água e eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro por meio da transpiração, para evitar a perda excessiva desses minerais e água do corpo, é necessário e recomendado que se beba bastante água, água de coco, suco ou sejam consumidas frutas que tenham muita água, a exemplo de laranja, melancia, melão, morango e abacaxi.

A água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, além de eliminar toxinas. Já os sucos de fruta são uma ótima opção, pois, além de regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos e de eliminar toxinas, fornecem frutose, um elemento importate para repor a energia gasta, impedindo a hipoglicemia - presença de níveis excepcionalmente baixos de açúcar (glicose) no sangue. Ademais, também é recomendável que se evite o consumo de refrigerantes, pois eles possuem baixíssimo poder de hidratação.

Alimentação

Dê preferência a alimentos leves e ricos em carbohidratos - como pão, macarrão, batata, frutas -, além das carnes brancas e magras para que tenha bastante energia na hora da festa. Importante também não esquecer de consumir verduras e legumes.

Evite o consumo de frituras e fique atento ao local onde compra os alimentos. Sempre verifique a aparência e se os produtors estão acondicionados de maneita correta.

Proteção

Não se esqueça de um passo muito importante, a proteção. Além de um ítem essencial da rotina de cuidados com a pele, o protetor solar será seu grande aliado para curtir a folia. Não esqueça de passar e reaplicar o protetor solar e redobrar a proteção com o uso de bonés, chapéu e óculos de sol. Esses ítens, além de proteger das queimaduras em dias quentes, ajudam na proteção da saúde da pele.

Maquiagem e glíter podem ser um problema. Observe se a maquiagem não está causando ardência na pele ou irritação. Caso ocorra, o ideal é lavar com água ou soro e remover o produto e, logo em seguida, buscar atendimento médico. Já no caso do glíter pode causar lesões graves e até mesmo a perda de visão. O ideal é lavar o local com água ou soro, ou lubrificantes oculares e, logo em seguida, procurar ajuda médica.

Se for usar fantasia, evite tecidos sintéticos e apertados que possam causar irritação e brotoejas.

Preservativo

Use preservativo. Se for ter relações sexuais, lembre-se de que é fundamental o uso da camisinha. Ao utilizar esse método de prevenção, você está se protegendo de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, herpes genital, gonorreia e HPV. Além de evitar uma gravidez indesejada.

Bebidas alcoólicas

Não abuse do álcool. O consumo desse tipo de bebida deve ser feito com moderação e após uma refeição. O estômago vazio acelera a absorção do álcool, aumentando, assim, os níveis de intoxicação. Não misture diferentes bebidas e intercale com água, pois isso evitará a desidratação e a alta concetração de álcool no sangue.

Se beber, não dirija! É preferível ir embora em um carro por aplicativo; assim, você não coloca nem a sua vida e nem a de outros em risco. Lembrando: dirigir embriagado é crime!

Diga não à violência

Não use a violência para impor sua vontade. As "encoxadas", apalpadas, passadas de mão, os beijos forçados e outros tipos de abuso podem ser denunciados à Central de Atendimentos à Mulher (180), Central de Denúncias de Violação aos Direitos Humanos (100), ou ao Disque Denúncia de sua cidade.

Descanse

Descanse sempre que possível. O sono ajuda a repor as energias e a privação dele pode ocasionar alterações de humor, cansaço, indisposição, irritabilidade e dificuldade de concentração. Além disso, ninguém consegue curtir a festa com sono. O corpo humano precisa de seis a oito horas de sono por dia para descansar e se regenerar. Caso não haja esse período de descanso, fica difícil manter o rítmo e o corpo logo dará sinais de cansaço e indisposição, além do esgotamento físico e mental.

Curta o carnaval com responsabilidade, cuide de sua saúde e aproveite essa festa!

Palavras-chave: carnaval bloquinhos saúde dicas UFGD