Publicado em 10/08/2023 às 17:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:03
O Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU) está com inscrições abertas, até o dia 18 de agosto, para o projeto “E agora, José”. A iniciativa oferece atendimentos de orientação vocacional e profissional em grupo, isto é, trata de um processo que auxilia os participantes na escolha da profissão, esclarecendo possíveis caminhos e conflitos individuais, apontando habilidades e interesses.
Esta edição do programa está prevista para ocorrer entre os dias 21 de agosto e 10 de novembro. As atividades serão no Centro de Psicologia, que fica localizado no Bloco 2C do Campus Umuarama.
Podem participar do projeto estudantes do ensino médio e de cursos preparatórios para vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para se inscrever, basta preencher os dados de um formulário on-line. As vagas são limitadas.
Transformação de vida
Entre vários questionamentos vividos na adolescência, saber qual profissão irá seguir é um deles, principalmente, após a conclusão do ensino médio. Foi o caso de Allan Jovelino de Almeida Ferreira, psicólogo formado pela UFU e que hoje atua como orientador profissional e de carreira. Ele já foi atendido e estagiário do "E agora, José?". Atualmente, é facilitador do grupo.
Ferreira conta como o projeto influenciou sua trajetória acadêmica e de qual maneira contribuiu para o seu ingresso na universidade. Ele destaca que, por causa do programa, motivou-se a estudar ainda mais para os processos seletivos, pois havia decidido sua profissão e, com isso, tinha um objetivo concreto à frente: “No terceiro ano do ensino médio, por mais que tivesse sempre sonhado com a oportunidade de entrar na UFU, eu não tinha ideia do curso que gostaria de fazer. O projeto 'E agora José?' foi fundamental para minha escolha.”
Em meio aos desafios enfrentados durante o período de preparação para entrar no curso superior, o psicólogo relata que o mais temido por ele era o receio de não conseguir passar na etapa de aprovação do vestibular. Após conseguir a vaga na UFU, Ferreira decidiu se tornar estagiário do projeto. “Devido a tantos benefícios importantes para o meu crescimento, não tive dúvidas que queria, de alguma forma, dar este retorno à sociedade e utilizar da minha experiência para fazer com que outros jovens pudessem fazer suas escolhas com consciência e se livrassem de todas as aflições causadas pela indecisão profissional”, comenta.
Ele detalha como é lidar com pessoas que agora estão passando pelo mesmo processo que percorreu anteriormente e diz que é gratificante fazer parte deste trabalho: “Sempre conto para eles [alunos] que um dia tive muitos dos questionamentos que eles têm e já estive naquele lugar. Gostei tanto da orientação profissional, que, além de ser um beneficiário do serviço e ter realizado o estágio anteriormente no projeto, hoje, mesmo depois de formado, trabalho com isso; esta é minha principal atuação."
Baseado nas experiências vividas ao longo dessa trajetória, o facilitador do projeto dá um conselho a outros estudantes que estão considerando passar pelo processo de orientação profissional, a fim de ingressar em uma universidade. “Para quem tem dúvida em relação à escolha profissional, sendo entre dois, três ou mais cursos, ou está completamente indeciso, é extremamente importante passar por este processo. Mas, também aconselho aos que pensam que já estão decididos: experimentem! Muitas vezes, o adolescente pode se deixar levar pelas influências e pelos mitos em relação a certas profissões”, pontua o psicólogo. Ele acrescenta que “o projeto não trabalhará apenas com informações profissionais de confiança e qualidade, sendo também uma ótima oportunidade de autoconhecimento, podendo contribuir para o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, no desempenho na graduação e na profissão”.
Para mais informações, confira a página no Instagram.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: instituto de psicologia E agora José? orientação profissional e vocacional
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS