Cepes divulga Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba

Exportações na região sobem cerca de 14% no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022

Publicado em 28/09/2023 às 09:07 - Atualizado em 02/10/2023 às 11:54

Capa do Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba. Divulgação: Cepes

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) divulgou, nesta segunda-feira, 25/09, o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba, com dados referentes ao primeiro semestre de 2023 (janeiro a junho). A região intermediária de Uberaba abrange quatro regiões geográficas imediatas, sendo elas Uberaba, Iturama, Frutal e Araxá, com 29 municípios ao todo.

Segundo o relatório, as exportações da região no período foram de US$1,75 bilhão, um aumento de 14,18% em relação ao mesmo semestre do ano passado. Estes números de exportação marcam também o maior valor da série histórica (desde 1997). Dentre os municípios englobados na região, Araxá foi o que teve o maior valor exportado (65,71%).

Tabela do valor exportado pelos municípios da Região Intermediária de Uberaba
Valores Exportados pelos municípios da Região Intermediária de Uberaba. Fonte: BRASIL. SECEX/MDIC. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

Em relação aos produtos, Ferro-Ligas e Açúcar concentraram 58,22% e 25,09%, respectivamente, do valor exportado no primeiro semestre. A venda de açúcar teve impacto de 12,53 p.p. (Pontos Percentuais). Ambos produtos tiveram aumento em suas exportações devido ao aumento de suas quantidades e de seus preços médios.

Valores dos produtos exportados segundo o Boletim de Comércio Exterior da Região Intermediária de Uberaba
Valores (US$ milhões) dos principais produtos exportados pela Região Intermediária de Uberaba. Fonte: BRASIL. SECEX/MDIC. Elaboração: CEPES/IERI/UFU.

Dos países em que a região intermediária de Uberaba mais exportou, destacam-se as nações asiáticas, como a China, que comprou US$ 617,35 milhões (35,21% das exportações totais) em produtos. O continente foi o maior destino de vendas da região intermediária, um valor de US$ 1 bilhão (57,08%).

O boletim é assinado pelo economista/pesquisador do Cepes. Henrique Ferreira de Souza, doutor em Economia pelo Programa de Pós Graduação em Economia da UFU (PPGE/UFU). Para mais informações, acesse a pesquisa completa na página do Cepes.