Publicado em 17/11/2023 às 11:53 - Atualizado em 22/11/2023 às 16:34
O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), comemora nesta segunda-feira, (20/11), 21 anos de atividades. Para celebrar a data, o espaço promoverá, entre os dias 23 e 26, diversos eventos artísticos abertos à comunidade.
As iniciativas que serão realizadas pelo Graça, além de se voltarem para a comemoração do seu 21º aniversário, também se direcionam para o Dia da Consciência Negra. Uma data de celebração da cultura e luta afro-brasileira, que discute e reflete acerca de questões relacionadas ao racismo e à desigualdade racial.
Segundo a atual coordenadora do Graça do Aché, Ivete Batista da Silva Almeida, ele desenvolve atividades ligadas tanto às culturas tradicionais, como o congado e as religiões de matrizes africanas, quanto à arte e cultura negra contemporânea. Daí a importância de saber mais sobre a história do Graça e desta programação especial para a Semana da Consciência Negra, concomitante à celebração do aniversário do centro.
Conheça o Graça
O Graça do Aché, fundado em 2002, se origina da parceria de três grandes instituições: a Prefeitura de Uberlândia, a UFU e a Fundação Palmares. Desde sua criação, o local busca promover e estimular ações de fortalecimento da cultura negra na região, recebendo escolas e a comunidade para suas atividades.
Além disso, segundo a coordenadora, o nome do centro é uma homenagem à ativista Maria da Graça Oliveira. Ela foi a fundadora, em 1988, do Bloco Aché. Por meio daquele grupo carnavalesco, ela desenvolveu em Uberlândia muitas ações sociais ligadas à cultura afro-brasileira, como oficinas, exibições de filmes, rodas de conversa e apresentações artísticas.
A partir disso, o Graça consagrou sua missão. Para além de um centro cultural voltado para a ancestralidade, ele busca se conectar com a contemporaneidade. “O Graça foi criado para ser um espaço de difusão da arte negra, tanto tradicional quanto contemporânea, sendo uma junção do antigo e tradicional com o atual”, resume Ivete Almeida.
Semana da Consciência Negra
Os eventos da Semana da Consciência Negra, organizados pela coordenadora e os demais membros do Graça, terão início na quinta-feira (23/11), com a abertura da mostra “Ogum, o ferreiro de deus", que traz em si a representação dos orixás em sua potência férrea, sob a ótica do ferreiro de santo André Ribeiro. "Para além da presença do ferreiro André Ribeiro, a exposição contará com a fala de dois convidados: o babalorista e juremeiro Leandro Costa e o escritor Fábio Vladimir Silva", informa a coordenadora.
Na sexta-feira, dia 24, em parceria com o Projeto Cine UFU, haverá o "Cine Debate no Centro Graça do Aché", com transmissão do filme “Infiltrados na Klan”. Já o dia seguinte, sábado, será destinado ao encerramento do projeto Sarau Negrejá, parte do Edital de Ocupação do Graça, e contará com uma batalha de rimas, oficinas e atrações musicais.
Por fim, no domingo 26/11, fechando a programação, haverá a presença dos congadeiros de Uberlândia. O grupo, composto por 24 convidados ,vai apresentar um pouco da sua música e da história do Congado.
Todos os eventos serão realizados às 19h, no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, localizado na Avenida Cesário Crosara, nº 4187, Bairro Roosevelt.
Serviço: programação completa
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: 21 anos Graça do Aché
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS