Publicado em 01/12/2023 às 15:44 - Atualizado em 06/12/2023 às 15:42
"Peju nhanhembo’e Mbya auvu re". Você entendeu o que está escrito na frase anterior? Se não, tenho um convite para fazê-lo: participe da 5ª edição do minicurso "Vamos Aprender Guarani?", que será ministrado no início da próxima semana, dos dias 4 a 6 de dezembro.
O responsável será o indígena guarani Ñhandeva Alberto Tupã Ra'y, graduado em Formação Intercultural de Professores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele é, também, professor e tradutor de Guarani, cineasta, produtor, editor e diretor, além de atuar no Laboratório de Filmes Etnográficos da UFF.
A proposta do minicurso é que os participantes tenham contato com a cultura Guarani, por meio de aspectos introdutórios da língua, cantos e histórias. Em sua quinta edição, será ministrado na modalidade on-line, das 19h às 21h. De acordo com Ñhandeva, "quando entendemos uma cultura, aprendemos a respeitar e olhar de outra forma aquele povo que vive em um território compartilhado".
Ainda conforme o professor, a língua Guarani segue sendo falada na Região Sudeste do Brasil, bem como no Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. "Apesar do impacto da cidade grande, a língua ainda permanece nessas comunidades. Sua difusão se dá por meio da escola, da oralidade, documentação, registros, narrativas, filmes, documentários e memórias", relata.
Ah! Já ia me esquecendo: Ñhandeva explica que a frase que abre este texto significa "Venha! Vamos estudar a língua do povo Guarani".
Para você, que tem interesse e deseja fazer a inscrição, basta preencher este formulário de inscrição.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Curso de Guarani
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS