UFU recebe Fiemg e SindMetal na Unidade Embrapii

Cooperação com representantes da indústria é promovida pelo Sebrae (MG)

Publicado em 22/05/2024 às 10:51 - Atualizado em 04/06/2024 às 10:52

Capacidade tecnológica da universidade beneficiará indústrias da região Vale do Paranaíba. (Foto: Brenda Mesquita / AI Fiemg Regional Vale do Paranaíba)

Na última quarta-feira, 15 de maio, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétrico de Uberlândia (SindMetal) na Unidade Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU).

Promovida por meio do programa Agentes Locais de Inovação Ecossistemas (ALI Ecossistemas) do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a visita fortalece a parceria entre universidade e indústria e faz parte do plano estratégico do setor de prospecção da Unidade Embrapii Femec UFU. Estiveram presentes o presidente regional da Fiemg, José Alves Ferreira Filho, o presidente do SindMetal, Arquimedes Rosa, e o analista de relações empresariais da Fiemg, Mario Sérgio Pires.

Durante a visita, o engenheiro Henry Fong apresentou a capacidade tecnológica e de infraestrutura da Unidade Embrapii Femec UFU, as linhas de atuação para atender o setor metal-mecânico e as formas de captação de recursos com aporte financeiro a fundo perdido. Para o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, José Alves, “isso é muito bom, simplifica demais, a gente resolve no tempo que precisamos. Em menos de dois meses tudo é finalizado e começa aqui, perto da gente, aqui nessa mesa”.

O principal objetivo da parceria é encontrar soluções para a indústria, como o desenvolvimento de materiais mais resistentes, com foco na redução de paradas nas linhas de produção por conta da quebra de equipamentos. “A maioria das empresas não coloca na ponta do lápis o prejuízo de uma máquina parada por quebra, o quanto que ela deixa de produzir, coloca só o custo das peças que quebram”, completou o presidente da Fiemg regional.

Representantes da Fiemg e do SindMetal visitam Unidade Embrapii Femec UFU
Engenheiro Henry Fong, da Unidade Embrapii, com o presidente regional da Fiemg, José Alves, o presidente do SindMetal, Arquimedes Rosa e o analista da Fiemg, Mario Sérgio Pires. (Foto: Brenda Mesquita / AI Fiemg Regional Vale do Paranaíba)

Ecossistema de inovação

A ação foi viabilizada por meio do programa ALI Ecossistemas do Sebrae (MG), que fortalece parcerias entre os diferentes atores do ecossistema de inovação, trabalhando em quatro hélices: setor público, iniciativa privada, academia e sociedade. “Em especial, focamos em iniciativas com as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs), promovendo a aproximação dessas entidades para que pudessem compartilhar suas competências e desafios em comum”, destacou a agente de inovação pelo Sebrae, Karyne Juste.

Pesquisadores dos laboratórios da Unidade, desde o ano passado, participam das reuniões com as ICTIs, startups e organizações de governos e sociais do setor da indústria. “Acredito que as parcerias são fundamentais para o crescimento científico e tecnológico nacional. Isso é inovação aberta, essa conexão divide o risco do projeto e gera solução mais rapidamente, além é claro, de formarmos pesquisadores e engenheiros que são peças fundamentais para gerar inovação na indústria”, acrescentou o pesquisador Arhur Fiocchi, da Unidade Embrapii Femec UFU, que tem participado dos encontros do Sebrae em Uberlândia/MG.

Para o fortalecimento do setor, a Regional da Fiemg iniciou recentemente um trabalho de divulgação das linhas de fomento e incentivo para inovação junto aos sindicatos do setor. Um dos programas do Governo Federal é o “Brasil Mais Produtivo”, focado na produtividade e na transformação digital para micro, pequenas e médias empresas do setor (MPMEs). “A partir desse contato, fui capaz de identificar que nós temos, aqui dentro da nossa Regional, uma estrutura em pleno funcionamento para atender a indústria mineira. Acredito que a parceria Fiemg, UFU e Embrapii trará muitos benefícios para a indústria mineira”, confirmou Ferreira Filho.

A Fiemg possui 134 sindicatos empresariais, distribuídos entre 11 regionais. Nove desses sindicatos estão na Regional Vale do Paranaíba. “Estamos buscando alcançar as indústrias para devolver à sociedade o que é investido na universidade pública, e acredito que o meio mais eficaz é através do Sistema S”, frisou Fong.

“Estamos otimistas para este ano de 2024, especialmente porque ações como a parceria que está acontecendo entre Fiemg e Embrapii UFU ocorrem de forma orgânica. Isso demonstra que conseguimos mobilizar os atores do ecossistema e evidenciar o potencial inovador da nossa região”, sintetizou Juste.

Palavras-chave: Parceria Femec Emprapii Fiemg SindMetal Sebrae