Processo seletivo

Agora são 5.123 em busca das 1.665 vagas

UFU aplica provas da Segunda Fase do Vestibular 2024/2 neste domingo (29/9); candidatos estão alocados nas quatro cidades em que a universidade está instalada

Publicado em 27/09/2024 às 09:28 - Atualizado em 27/09/2024 às 15:34

Classificação geral dos vestibulandos será divulgada no dia 4 de novembro. (Foto: Marco Cavalcanti)

O momento tão esperado está chegando! Se no último dia 25 de agosto eram 23.576 pessoas aptas a disputar as 1.665 vagas em 49 cursos de graduação que estão sendo disponibilizadas pela Universidade Federal de Uberlândia no Vestibular UFU 2024/2, apenas 5.123 seguem no páreo. No curso de Medicina, o mais concorrido – com 409,7 candidatos/vaga na ampla concorrência –, somente 428 dos 12.292 inscritos "passaram pelo funil" e continuam com chance de aprovação. As oportunidades contemplam 802 vagas para a ampla concorrência, 852 destinadas ao sistema de cotas e 11 adicionais – voltadas a candidatos em situação de refúgio, asilos políticos, apátridas, acolhidas humanitárias ou sob outras políticas humanitárias no Brasil, conforme a Resolução Consun nº 36/2022.

Neste domingo, 29 de setembro, a instituição aplica as provas da Segunda Fase nas quatro cidades mineiras em que a universidade possui unidades. Uberlândia tem 4.434 candidatos alocados no Campus Santa Mônica e outros 63 na Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa; Ituiutaba utiliza a estrutura do Campus Pontal para receber 119 vestibulandos. Em Monte Carmelo, o campus local está sendo preparado para a aplicação de provas a outros 146 concorrentes. Por fim, em Patos de Minas, os demais 361 candidatos fazem os exames no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam).

O cronograma será o mesmo seguido na Primeira Fase, com acesso liberado a partir das 9h15 e os portões fechando, pontualmente, às 10 horas. O prazo máximo para realização dos exames será de 5 horas e 30 minutos, sendo que a saída dos vestibulandos poderá ocorrer apenas às 13 horas – quando termina o horário de sigilo.

Conteúdo dos exames e itens obrigatórios

Nesta etapa do vestibular, os cadernos apresentarão duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês –, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia). Cada uma das 22 questões valerá 40 pontos. Os 80 pontos restantes serão atribuídos à prova de Redação.

As orientações gerais também não mudaram em relação à Primeira Fase. Além da "Ficha do Candidato", os concorrentes deverão portar: via original de documento de identificação pessoal oficial com foto; e caneta de tinta azul, com corpo transparente. Não será necessário retirar piercings. É permitido levar água e alimentação, desde que os itens estejam acondicionados em recipientes/embalagens transparentes e sem rótulos. Serão fornecidas sacolinhas para armazenamento de objetos como celular, relógio e pulseira. No caso de bolsas ou mochilas, elas ficarão debaixo das carteiras ou encostadas na parede da sala. Quanto ao uso de máscaras, é opcional.

Datas e horários importantes

Os gabaritos preliminares serão divulgados em 2 de outubro, às 16h. Das 16h de 2/10 às 16h de 4/10, será o prazo para contestações. Os gabaritos definitivos poderão ser acessados no dia 10 de outubro, às 16h. As notas e imagens digitais das Folhas de Respostas das questões discursivas e da redação serão divulgadas, na Área do(a) Candidato(a), no dia 21 de outubro, às 16 horas. Quanto a estas notas, o prazo para interposição de recursos será das 16h de 21/10 às 16h de 23/10 - as respostas a eles serão disponibilizadas em 29 de outubro. Por fim, haverá a divulgação da Classificação Geral, no dia 4 de novembro de 2024, também às 16 horas.

Todos os documentos e demais informações do Vestibular UFU 2024/2 podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1481.

Palavras-chave: Provas Segunda Fase vestibular 2024/2 UFU Prograd DIRPS ingresso cursos graduação

Conteúdo relacionado