Pular para o conteúdo principal
MEIO AMBIENTE

UFU inicia troca de lixeiras em todos os campi

Prefeitura Universitária e Diretoria de Sustentabilidade providenciam novos coletores e desenvolvem novos adesivos para a coleta seletiva

Publicado em 14/10/2024 às 15:09 - Atualizado em 22/10/2024 às 12:07

Novos adesivos contam com informações atualizadas sobre a coleta de lixo na instituição e descrições mais claras sobre o tipo de material a ser descartado. (Foto: Isadora Pinheiro)

O sistema de coleta de lixo dos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está sendo renovado, com novos coletores e identidade visual dos adesivos. A troca começou a ser feita no Campus Umuarama e, em breve, estará completa por todos os campi de Uberlândia. O diretor de Sustentabilidade, Nelson Barbosa, comenta que a renovação dos coletores representa um avanço na gestão de resíduos e na promoção de sustentabilidade na instituição, pois otimiza o processo de reciclagem e facilita o acesso da comunidade ao descarte consciente. 

 

A coleta de lixo na UFU

A coleta de lixo ou, em termos institucionais, a gestão de resíduos, é um serviço essencial para o funcionamento e bem-estar da comunidade acadêmica. Imagine um campus como uma cidade, em que os blocos são prédios, e as ruas, áreas coletivas e calçadas, que são cuidadas pela prefeitura municipal. Em uma universidade, essa também é a lógica. Na UFU, a Prefeitura Universitária (Prefe) é a responsável por gerir e coordenar a coleta, tendo, inclusive, parceria com cooperativas que realizam a coleta seletiva dos materiais. 

A parceria é o que possibilita o sistema de Coleta Seletiva Solidária, em que as associações, selecionadas a partir de um edital, recolhem os resíduos armazenados em containers - neste ano, as cooperativas associadas são a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Bairro Taiaman (Assotaiaman) e a Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (Coru). Estima-se que o volume mensal de recicláveis gerado em todos os campi é de 10 toneladas.

Para facilitar o trabalho dos catadores, já existia um coletor para o lixo seco e outro para o lixo úmido. Porém, com o tempo, foi percebida a necessidade de realizar a troca dos coletores, que já estavam danificados, e da reformulação dos adesivos de identificação, que precisavam ser eficientes no direcionamento do que seria lixo reciclável e não reciclável, por isso, a renovação dos coletores foi providenciada. 

 

A troca 

O processo de troca das lixeiras era um objetivo da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu) há algum tempo, porém, o processo precisava passar por etapas. Assim que os coletores novos foram selecionados e comprados, após um processo de licitação da universidade, a estudante do curso de design, e estagiária da DIRSU, Larissa Franco, idealizou e desenhou os designs para os novos adesivos. As artes foram pensadas para serem mais modernas e educativas, trazendo as informações básicas sobre o tipo de lixo para cada lixeira, e incluem QR codes para as páginas do programa UFU Sustentável. 

Após a produção dos adesivos, foi realizado o mapeamento das lixeiras antigas e a reavaliação sobre os locais em que elas estavam localizadas. A estagiária da Dirsu, Cecília Palis, discente do curso de saúde coletiva, foi quem realizou o mapeamento dos quatro campi de Uberlândia, utilizando ferramentas como o Google Maps, para acompanhamento e registro das coordenadas dos locais, e o QGIS, software de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que possibilitou a análise desses dados. 

Cecília comenta que também foram analisados o estado de conservação das lixeiras, adesivos e suportes, e diz que “a partir disso, foi possível obter uma visão detalhada das condições atuais, facilitando a tomada de decisões sobre onde novas lixeiras devem ser instaladas para garantir uma gestão mais eficiente e sustentável dos resíduos no campus”. 

A troca começou pelo Campus Umuarama e seguirá para os outros três campi da cidade. Sobre o significado da ação a longo prazo, Nelson Barbosa comenta: “Essa iniciativa contribui para a redução do volume de resíduos enviados para aterros sanitários, aumenta o volume e a qualidade do material reciclável destinado para as cooperativas de catadores e fortalece o compromisso da universidade com a construção de um futuro mais sustentável.”

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Diretoria de Sustentabilidade lixo Coleta Seletiva campi

A11y