Pular para o conteúdo principal
SAÚDE

Sensor que previne infecções hospitalares vence desafio de inovação em Portugal

Projeto foi elaborado por grupo com estudantes de Engenharia Biomédica da UFU em mobilidade internacional na Universidade de Coimbra

Publicado em 11/11/2024 às 14:10 - Atualizado em 12/11/2024 às 17:29

Da esquerda para a direita, Patrick Carneiro, Adebare Adeleke, Beatriz Oliveira e Arthur Bastos recebem prêmio pelo primeiro lugar na etapa portuguesa do desafio. (Foto: acervo pessoal)

 

A falta de higiene das mãos de médicos, enfermeiros e visitantes é responsável por 80% das infecções hospitalares e quase todos esses casos podem ser evitados com medidas básicas de prevenção. Essa constatação da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi o ponto de partida para o grupo de estudantes e pesquisadores que venceu a 7ª edição do Cantanhede Innovation Days (Catanhede i-Days), que projetou o CareMinder —  um dispositivo que ajuda a prevenir essas situações por meio de um sensor que alerta profissionais de saúde e visitantes para a desinfecção regular das mãos a cada vez que transitam entre pacientes. 

O grupo vencedor do desafio é composto por dois estudantes de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Arthur Bastos e Patrick Carneiro, que estão em mobilidade internacional na Universidade de Coimbra (UC), onde fizeram a parceria com outros dois colegas: Adebare Adeleke, que é microbiologista nigeriano e doutorando em Sistemas de Energia Sustentável; e Beatriz Oliveira, que é enfermeira portuguesa e mestranda em Administração.

No evento, os participantes formaram grupos e escolheram solucionar um desafio na área de prevenção e monitoramento de infecções adquiridas em hospitais. Bastos comenta que a experiência multidisciplinar foi produtiva: “Patrick e eu temos conhecimentos na parte de tecnologia e desenvolvimento na área da saúde, a Beatriz trouxe a experiência em enfermagem e ambiente hospitalar, e o Adebar atua com infecções e microbiologia, ele tem um background nessa temática, porque já trabalhou com isso. Então, a gente escolheu um desafio que contemplava todos os conhecimentos em nosso grupo.”

Juntos, eles projetaram um sensor, com material facilmente desinfectável, que tem a função de monitorar a presença do profissional no quarto dos pacientes e lembrá-lo  sobre a higienização das mãos. “São basicamente três sensores: um na porta do quarto dos pacientes, um sob as camas dos pacientes e um na roupa do enfermeiro. Depois que um profissional de saúde chegar perto de uma cama e, em seguida, se afastar, o sensor vai emitir uma vibração para relembrar sobre a higienização”, explica Bastos.

 

Imagem com a arte visual do CareMinder
'Porque cada toque importa' foi o slogan do projeto, que auxilia profissionais de saúde e visitantes a evitarem os riscos de infecções hospitalares. (Imagem: reprodução)

Bastos aponta que muitos profissionais podem esquecer de sempre lavar as mãos, mesmo sabendo da sua importância: “A princípio, todos sabem que precisam lavar as mãos, mas os próprios profissionais de saúde relatam que esquecem com frequência de fazer isso. Esse sistema é eficaz, mas não é invasivo. Ele não obriga que o profissional lave as mãos, já que ele pode estar em procedimento de emergência ou algo do tipo, mas funciona como sistema de alerta no cotidiano.”

A ideia também prevê que, a cada duas horas, o padrão de vibração seja diferente, ajudando os usuários a lembrarem da importância de lavar as mãos. Segundo o grupo, isso pode prevenir entre 30% a 70% de infecções evitáveis, e o investimento na implementação do projeto é 16 vezes menor que o valor gasto atualmente com os tratamentos.

 

Jornadas de inovação

Organizado pela EIT Health, uma rede de inovação em saúde apoiada pela União Europeia, o European i-Days teve sua primeira etapa nacional em diversos países do continente. Em Portugal, onde os estudantes da UFU estão em mobilidade, a etapa nacional ocorreu entre 30 de outubro e 6 de novembro. 

O objetivo da iniciativa é estimular estudantes e pesquisadores a desenvolver e apresentar soluções para desafios de saúde da vida real. Para isso, os participantes, organizados em equipes multidisciplinares, recebem instruções sobre design thinking, empreendedorismo e técnicas de pitching (técnicas de apresentação rápida e objetiva para despertar o interesse sobre um projeto). 

Agora, o projeto premiado em primeiro lugar em Portugal segue para a etapa internacional, o Winners' Event, uma competição final que reunirá estudantes de toda a Europa, em Budapeste, na Hungria, entre 22 e 29 de novembro.


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

 

A11y