Pular para o conteúdo principal
Extensão

Um passeio pela história de Uberlândia e região

Centro de Documentação e Pesquisa em História oferece visitas guiadas para estudantes da educação básica

Por: Ana Julia Camfella
Publicado em 17/03/2025 às 11:20 - Atualizado em 17/03/2025 às 17:37

Arte: Maria Laura Carvalho Souza

 

Já imaginou ter contato com documentos históricos, fotografias, discos, revistas e jornais que contam a história da região sobre diversas temáticas? Estudantes do ensino básico agora têm essa oportunidade, por meio de visitas guiadas acompanhadas pela equipe do Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia (CDHIS/UFU). O objetivo é aproximar a comunidade externa ao ambiente universitário, oferecendo acesso a documentos históricos e práticas do CDHIS - órgão vinculado ao Instituto de História (Inhis). A iniciativa reforça o compromisso da UFU com o tripé ensino, pesquisa e extensão. 

 

Imagem de uma moça, de perfil, olhando um material do acervo do CDHIS
A visita guiada segue um roteiro em que são apresentados os setores que compõem o CDHIS e parte do seu acervo. (Fotos: Milton Santos)

 

Técnica do Laboratório de Ensino de História e Geografia da UFU, Aline Guerra destaca que a proximidade dos alunos com a universidade pode incentivá-los a considerar o ingresso na instituição. “Estar no espaço universitário permite um contato que pode inspirar os estudantes a terem mais contato com a UFU, seja por meio de bolsas ou projetos de extensão, seja como aluno ingressante futuramente”, explica.

 

Possibilidade de Transporte Gratuito

Por meio do Edital do Programa de Apoio aos Centros de Documentação, Memória e Arquivos da Universidade Federal de Uberlândia (Procema/UFU), o projeto oferece a possibilidade de transporte gratuito para estudantes da Rede Pública de Educação Básica de Uberlândia. A proposta inicial é disponibilizar, no mínimo, um ônibus até dezembro, por ordem de inscrição. Caso em determinado mês não haja demanda, o transporte será redistribuído para os meses seguintes.

Aline Guerra comenta que existem dois tipos de visitas guiadas: “Conhecer o CDHIS” e “Conhecer o acervo do CDHIS de acordo com o conteúdo do Currículo Minas para a série indicada”. Na primeira modalidade, conhecida como "visita padrão", os guias mostram fontes de diversas coleções, em diversos suportes, explicando o funcionamento e práticas desenvolvidas no CDHIS. Na segunda, os profissionais apresentam documentos que articulam com os conteúdos trabalhados na educação básica. “No caso desta opção, o professor menciona a temática que está trabalhando e organizamos de forma que melhor a atenda”, complementa a técnica do laboratório.

 

Imagem de um rapaz e uma moça folheando materiais do acervo do CDHIS
Escolas públicas podem solicitar ônibus para visitação, bastando o preenchimeto de um formulário eletrônico

 

As visitas guiadas representam uma oportunidade única para troca de experiências, tanto para os alunos visitantes quanto para os docentes e técnicos da UFU, aproximando-os das demandas da educação básica. A experiência de poder ver e até tocar o acervo contribui grandemente na aprendizagem. “É uma abordagem diferente da sala de aula; normalmente cativa mais os estudantes e até mesmo aflora interesses”, conclui Guerra.

As inscrições para as visitas guiadas ficam abertas, ao longo de todo o ano. Para inscrever uma escola na ação, seu representante deve preencher um formulário eletrônico(link is external), informando o horário da visita e outros detalhes descritivos. Conforme a disponibilidade de recursos e vagas, será ofertada a possibilidade de veículo para transporte de alunos da rede pública de ensino.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: extensão visita guiada Cdhis

A11y