Por: Eliane Moreira | Com informações da Sociedade Brasileira de Matemática
Publicado em 24/04/2025 às 09:44 - Atualizado em
25/04/2025 às
20:17
A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com a editora Springer, lançaram a versão em inglês do livro “Introduction to Functional Analysis”. Escrita pelos professores Geraldo Botelho, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Daniel Pellegrino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Eduardo Teixeira, da University of Central Florida (UCF), a obra foi originalmente publicada em português em 2012 e agora traduzida. A edição em inglês integra a coleção "University Texts". A iniciativa busca ampliar o alcance editorial da matemática brasileira.
De acordo com Botelho, que é docente da equipe do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFU) e participou de todos os 10 capítulos e quatro apêndices da obra: “Ela trata da teoria dos espaços normados, em especial dos espaços de Banach, e dos operadores lineares contínuos, entre eles. São estudados os teoremas clássicos da Análise Funcional, os espaços de Hilbert, as topologias fracas e a teoria espectral. Tópicos mais avançados, sobre espaços vetoriais topológicos, análise não-linear, séries incondicionalmente convergentes e bases de Schauder são tratados nos capítulos finais do livro.”
Publicado inicialmente em formato digital, com exemplares impressos disponíveis sob demanda, Introduction to Functional Analysis já é amplamente adotado em programas de pós-graduação em Matemática no Brasil. Com a nova edição em inglês, a obra amplia seu alcance. “A decisão de escrever uma versão expandida em inglês surgiu naturalmente como um meio de ampliar o alcance e o impacto do livro”, explica o professor Eduardo Teixeira, que acrescenta: “Além disso, havia uma motivação pessoal: o desejo de utilizá-lo nas disciplinas que leciono nos Estados Unidos, o que só seria possível com uma edição em inglês.”
Botelho destaca que “o livro é destinado a ser o texto básico de disciplinas introdutórias e avançadas na área de Análise Funcional, em níveis de mestrado e de doutorado, em programas de pós-graduação em Matemática e em Matemática Aplicada ou Computacional". Ainda conforme o docente da UFU, esta obra também é destinada a servir de referência para pesquisadores em Análise e em Análise Aplicada.
Daniel Pellegrino, por sua vez, relata que o trabalho nasceu a partir de anotações feitas em aula e que ele foi elaborando ao longo do tempo. "A inspiração veio de professores que admirava muito, como Jorge Bugica e Mário Matos. Eles tinham o hábito de digitar as aulas e organizá-las como capítulos de um livro. Aquilo me marcou e resolvi seguir o mesmo caminho”, conta o docente da UFPB. “Com o tempo, o material foi crescendo e chamei para colaborar o Geraldo, que é mais experiente e participou da minha banca de doutorado. Depois, pensamos em trazer mais uma perspectiva e convidamos o Eduardo, que tem um viés de pesquisa mais aplicado. Isso deu ao livro um equilíbrio muito interessante”, detalha.
Na avaliação de Botelho, um dos principais diferenciais desta obra é justamente a profundidade e o cuidado com que os temas são abordados: “Não queríamos apenas compilar notas de aula. Nosso objetivo foi oferecer uma formação mais completa ao aluno, com muitos exercícios, comentários e informações adicionais que, por falta de tempo, muitas vezes não conseguimos trabalhar em sala.”
A publicação internacional pela Springer é também um marco simbólico para a Sociedade Brasileira de Matemática. “Essa parceria é o começo de um projeto que esperamos estender a outros livros”, afirma Pellegrino, que atualmente ocupa a vice-presidência da entidade. “Dá visibilidade à produção matemática brasileira e reforça o papel da SBM como promotora da excelência científica no país”, sintetiza.
Teixeira complementa que “a parceria com a SBM agrega legitimidade e valor acadêmico à obra, conectando-a à tradição científica nacional; ao mesmo tempo, a publicação pela Springer demonstra o potencial da matemática produzida no Brasil de ganhar destaque e influência no cenário internacional”.
O livro Introduction to Functional Analysis está disponível no site da Springer. Já a versão em português — cujo título é Fundamentos de Análise Funcional — pode ser adquirida na Loja da SBM.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Lançamento livro Análise Funcional