Por: Maria Eduarda Amorim | Eduardo Bessa
Publicado em 24/04/2025 às 09:44 - Atualizado em
05/05/2025 às
08:55
Em 24 de abril é comemorado o "Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação". A data foi criada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) com o objetivo de estimular a participação de meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) que por muito tempo foram dominadas por homens. Criado com o mesmo propósito, o projeto Women Impacting Girls (Wings) busca impulsionar lideranças femininas por meio de capacitações voltadas para campos de estudo STEM.
O programa foi fundado em 2019 pela professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), Vérica Marconi. Ela comenta que a ideia surgiu após perceber como algumas barreiras sociais levam a ter menor participação de mulheres em algumas áreas, principalmente em posições de liderança. Assim, o projeto é uma forma de quebrar um ciclo vicioso que é a falta de mulheres nesses campos, além de destacar e valorizar a contribuição de figuras femininas nas ciências.
O Wings atua através da realização de palestras, oficinas e capacitações ligadas às áreas do STEM, sendo todas as atividades coordenadas por mulheres e com atendimento exclusivo ao público feminino. "A gente trabalha nessa ideia de dar destaque para as mulheres que lidam especialmente com inovação e tecnologia, visando possibilitar novas perspectivas para meninas e mulheres”, completa Marconi.
O Wings funciona com mais de 40 integrantes em seu corpo, dentre professoras, alunos de graduação e profissionais de diversas áreas, sendo 95% destes, mulheres. Quando possível, o projeto busca fornecer bolsas de extensão para as graduandas colaboradoras.
Uma das ações da iniciativa envolve estudantes do ensino médio em aulas semanais de programação, ministradas pela discente de Ciência da Computação, Ester Freitas, que participa do programa com um projeto de iniciação científica. As aulas são voltadas para alunas do primeiro ano do ensino médio de diferentes escolas de Uberlândia e buscam capacitá-las em programação computacional, contextualização e aplicações de Inteligência Artificial e Robótica. Para Freitas, é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento que ela possui e fazer a diferença com isso, além de ser uma forma de inspirar outras meninas, porque, segundo ela, a presença feminina nessa área é baixa, o que torna as aulas uma maneira de ajudar a mudar esse cenário.
A aluna do primeiro ano do ensino médio, Camila Gabriel Augusta, comentou sobre a importância de ter contato com esta área desde cedo e como ajuda ampliar seus horizontes e afastar o estereótipo de que a área de TI não é para mulheres. “ [O estereótipo] era algo que facilitava esse meu medo pela programação. Ultimamente, por ter uma sala cheia de meninas e com essa oportunidade, é algo que quebra esse pensamento da minha mente”.
Assim como o "Dia Internacional das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação", o Wings é uma forma de lutar contra a desigualdade de gênero e promover o empoderamento de mulheres em áreas voltadas à tecnologia. Para mais informações, você pode acessar o perfil no Instagram ou o site do projeto.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Meninas na ciência meninas e mulheres na ciência Projeto de Extensão Ciência Empoderamento Feminino Wings