Por: Ítana Santos
Publicado em 08/04/2025 às 10:28 - Atualizado em
22/04/2025 às
10:23
Já pensou em ser um pedacinho de uma comunidade mundial? Assim é quem participa do UFU Sketchers, projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD/UFU). O grupo surgiu em 2022, baseado na comunidade global criada pelo jornalista espanhol Gabi Campanari, o Urban Sketchers, que é uma reunião de artistas que se encontram para desenhar em locais públicos, como cidades e vilas, e trocar experiências.
Nas palavras de Guilherme Aires, discente de Arquitetura e Urbanismo, o Urban Sketchers é uma forma de incentivar as pessoas a saírem de casa, irem para a rua e desenhar. “A gente transformou aqui, dentro da UFU, [o Urban Sketchers] num projeto de extensão. Então, tem professores e alunos envolvidos. É um projeto que tem o objetivo de trazer as pessoas para a rua, para desenhar; e não é num sentido de aula, a gente não quer ensinar ninguém como é o jeito certo de desenhar, e sim só para a gente desenhar, compartilhar experiências e ter esse lugar juntos”, completa Aires, que é um dos monitores do projeto.
O grupo da UFU se reúne para a prática todos os meses, sempre numa terça-feira. Os locais, dia exato e horário são informados via Instagram. Os encontros se alternam entre um espaço interno do Campus Santa Mônica e um externo. E, para participar, não é necessário ser estudante da UFU e nem alguma relação com os cursos e profissões artísticas. Basta apenas comparecer no local com o material de desenho e praticar.
Caio Fernandes é acadêmico de Ciências da Computação na UFU e participou pela primeira vez do encontro no último dia 25 de março. Afirmando ter gostado da experiência, ele recomenda que outras pessoas aproveitem a oportunidade. “Foi uma experiência muito legal. Eu fiquei sabendo por amigos e é incrível. Foge muito da rotina; é fora da UFU e você conhece pessoas novas. É uma interação muito legal desenhar com novas pessoas e, principalmente, num ambiente diferente. Achei muito bom e recomendo vocês virem”, reforça o estudante.
A professora Gabriela Carneiro, da FAUeD, comenta que o projeto começou a partir de algumas viagens didáticas realizadas com os alunos e ressalta que a iniciativa serve para tentar resgatar, com eles, essa cultura do desenho livre: “Muitas vezes, acabam ficando muito presos com as disciplinas, com tarefas determinadas, com tipos de desenhos específicos e, ao longo da faculdade, o desenho livre vai se perdendo. Então, [participar do UFU Sketchers] é uma forma da gente sair da faculdade, de fazer o encontro; o desenho é praticado de uma forma mais livre, fomentando a troca entre os alunos e a comunidade.”
Ela também dá ênfase ao caráter extensionista do projeto, que acolhe tanto discentes da UFU quanto pessoas da comunidade externa. “Todo mundo pode desenhar. Não é algo técnico que só pode ser feito dentro da disciplina, mas o desenho é também uma atividade social que a gente busca fomentar por meio do projeto”, afirma a docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: FAUeD Projeto de Extensão arquitetura e urbanismo Design Artes Visuais