Pular para o conteúdo principal
Medalhas paralímpicas

Atletas da UFU ganham medalhas no Meeting Paralímpico e nos JUBs Seletivas

Esportistas garantiram vagas para a Paralimpíada Universitária

Publicado em 16/06/2025 às 12:44 - Atualizado em 16/06/2025 às 16:44

O Meeting Paralímpico está percorrendo todos os estados do país, entre os meses de abril e agosto. (Foto: arquivo da Diesu)

 

No primeiro final de semana deste mês, sábado, 7, aconteceu o Meeting Paralímpico, em Belo Horizonte - MG, competição que contou com a participação de dois atletas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com natação, atletismo, bocha e halterofilismo, o evento tem o objetivo de incentivar  o paradesporto em todo o país, além de classificar atletas para a Paralimpíada Universitária, que acontecerá em outubro deste ano, no estado de São Paulo.

Desde 2019, a UFU não participava de competições universitárias realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). “Essa competição sempre aconteceu, mas nunca deu certo da UFU nos levar [por falta de atletas]. Então, eu fiquei bem feliz e satisfeito com o apoio que recebemos da universidade”, mencionou Gibson Miguel, estudante do nono período de Fisioterapia.

Os atletas que representaram a universidade foram a estudante de Medicina , Thaís Torres, na natação, e o graduando em Fisioterapia, Gibson Miguel, no atletismo.

Já no atletismo, o universitário correu três provas: os 100m, os 200m e os 400m rasos, e alcançou a medalha de ouro em todas elas. Essa classificação garantiu a vaga do estudante-atleta para a Paralimpíada Universitária nas três provas.

 

JUBs Seletivas

Poucos dias antes de conquistar as medalhas no Meeting Paralímpico, Gibson Miguel também tinha subido ao pódio em outra competição: os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Seletivas 2025. O evento ocorreu entre os dias 28 de maio e 1 de junho, em Brasília, DF. A competição, de nível nacional, reuniu atletas universitários de diversos estados brasileiros para competirem nas modalidades atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, judô, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo e vôlei de praia. 

Na ocasião, ele foi representando a UFU pela Fundação Mineira de Educação (FUME), que em 2025, enviou, ao todo, cinco estudantes para compor a delegação mineira. Eles competiram no  Atletismo Olímpico e Atletismo Paralímpico.

 

Atletas se abraçando na pista de atletismo.
Centro Olímpico da UNB sediou a competição. (Foto: Arquivo da Diesu)

 

O estudante de História, Rafael Fumero,  também participou da competição. Ele correu a prova dos 200m rasos e diz que se sente grato à universidade por proporcioná-lo o contato com o esporte, uma vez que o atleta não tinha conhecimento das equipes de treinamento antes de tornar-se universitário. 

Desde que começou a praticar atletismo, há três anos, Fumero já participou de oito competições, sendo sete delas relacionadas ao esporte universitário. Em relação ao JUBs, o futuro historiador relatou sobre a satisfação do seu desempenho. “Chegar numa competição nacional, sendo de alto rendimento, mas não sendo profissional, é algo muito importante para mim, porque demonstra que é possível fazer esse sonho acontecer.”, relata Fumero.

Além da sua gratidão ao esporte universitário, o atleta destaca o agradecimento às instituições que incentivaram essa prática. “Nós tivemos toda a base necessária para fazer uma boa competição, uma hospedagem digna, um transporte de qualidade e o apoio da  Divisão de Esporte e Lazer Universitário da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Diesu/Proae) e da Confederação Brasileira de Esporte Universitário (CBDU), que fez a experiência da competição se tornar de alto nível.”, conta o estudante.

Em paralelo às modalidades que eram disputadas em Brasília, na capital carioca, Rio de Janeiro, também estava acontecendo a disputa do Taekwondo. A competição também servia como seletivas para o Mundial Universitário e contou com o estudante de Educação Física, Abel da Silva, representando a UFU e a Fume. O evento reuniu vários nomes do taekwondo nacional em busca de uma vaga na competição internacional que acontecerá na Alemanha, entre os dias 16 e 27 de julho. 

 

Premiação

Nos JUBs Seletivas, os destaques do pódio vieram de Abel Henrique, com a medalha de bronze no Taekwondo, e a prata do Gibson Miguel, na categoria 400m T47, no atletismo. Mesmo tendo feito o melhor tempo de sua carreira, o corredor ficou em segundo lugar com uma diferença de dois centésimos de segundo do campeão. Entretanto, ele consegue enxergar isso como algo positivo. “É gratificante, porque eleva o nosso nível, consequentemente, eleva o nível dos  adversários e do esporte também.”, afirma Miguel

Não é a primeira vez que Gibson consegue medalha na competição, em 2022 estreou nos Jubs e já conseguiu alcançar o pódio. Agora em 2025, no seu último ano universitário, ele se despede da disputa com sentimento de gratidão. “Sempre foi algo além do esporte, pois  é uma experiência que me agregou muito como pessoa, como atleta e como universitário”, relata o estudante. 

 

Próximas competições

Depois da vitória em Belo Horizonte, a despedida de Gibson Miguel, representando a UFU, será nas Paralímpiadas Universitárias. Apesar da despedida universitária,  os planos para o futuro estão pautados na continuação da carreira profissional como atleta de alto rendimento  e no seu atual sonho: participar das Paralimpíadas de Los Angeles, em 2028. “Enquanto eu tiver saúde e energia, eu não quero largar o esporte, porque é algo que me faz muito feliz. O esporte salva vidas, e o que o atletismo fez por mim nesses últimos anos, eu não vou conseguir agradecer”, finaliza Gibson Miguel.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A11y