Publicado em 16/06/2025 às 16:59 - Atualizado em 26/06/2025 às 17:42
Em 3 de fevereiro de 1960, foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 47.732/60, concedendo autorização para o funcionamento do Curso de Bacharelado da Faculdade de Direito de Uberlândia, com assinatura do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek. Neste ano de 2025, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (Fadir/UFU) comemora o jubileu de 65 anos e para marcar as comemorações deste marco e o início do semestre letivo 2025/1, aconteceu na última sexta-feira, 13 de junho, a Aula Magna Jubileu Fadir 65 anos proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e egresso do curso, José Afrânio Vilela, com o tema: “Construindo um Futuro mais Justo, Humanizado, Solidário e Fraterno na Sociedade - Uma homenagem ao Professor Jacy de Assis”. A atividade foi uma realização da Fadir, em parceria com o Diretório Acadêmico XXI 21 de abril.
O desembargador do Tribunal Regional da 6ª Região e docente da Fadir, Lincoln Rodrigues de Faria, apresentou a aula magna, a qual foi iniciada com uma homenagem afetiva e simbólica à professora aposentada, ex-diretora da Fadir e sobrinha do professor Jacy de Assis, Heloisa Assis Paiva. O ministro Afrânio Vilela destacou a importância de Heloísa para a sua formação acadêmica. “Minha querida professora, lembro de nossas aulas, de nossos contatos e temos aqui tantos outros estudantes que passaram por esta transferência de conhecimento. Muito obrigada por ser professora”, agradeceu.
Natural de Ibiá, em Minas Gerais, o ministro Afrânio Vilela é um expoente da carreira jurídica, tendo atuado como juiz, desembargador e professor. Vilela graduou-se e especializou-se em Direito pela Fadir.
“É com muita emoção que eu volto para esta casa que é a minha casa. Eu faço questão de dizer, a UFU e a Fadir são as minhas almas, a Fadir é minha alma magna. Se hoje eu estou em um cargo de ministro de um Tribunal Superior, tenham a certeza que é em virtude pelo que Uberlândia, a Universidade Federal de Uberlândia e, principalmente, a Faculdade de Direito proporcionaram e me ajudaram. Então, eu tenho uma gratidão muito grande para com estas instituições, com todos os professores e os servidores que me ajudaram nesta jornada”, agradeceu o ministro que foi acariciado com uma moção de congratulações.
A noite também foi marcada pelo lançamento da nova identidade visual da Fadir e do selo comemorativo de 65 anos. As peças gráficas foram desenvolvidas pelos integrantes do Lab Direito & Design, coordenado pela professora da Fadir, Daniela de Melo Crosara. “A nossa equipe pensou em uma identidade visual para a Fadir não só pensando na tradição, mas pensando no futuro; para que a Faculdade de Direito se inspire em não ser um lugar que repete protocolarmente a lei, mas que abra portas para as realizações de direito e que possa receber as pessoas mais vulneráveis”, destacou a coordenadora.
A logomarca, escolhida por votação da comunidade acadêmica, reflete os valores da instituição, como justiça, ética e compromisso social. O design busca equilibrar tradição e inovação, representando a missão da Faculdade de formar profissionais capazes de compreender a evolução do Direito sem perder de vista seus princípios fundamentais.
Encerrando os lançamentos da noite, foi apresentado o aplicativo web “Direito na Mão”, desenvolvido por estudantes das Atividades Curriculares de Extensão (ACEs) da Fadir, com o apoio do setor de informática do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup). “Essa é uma ferramenta que está hospedada gratuitamente no site da Faculdade de Direito, mas a ideia é que ela possa ir para a play store e qualquer pessoa possa baixar de forma gratuita. Com o aplicativo, as pessoas podem ter as informações corretas e saber onde elas podem buscar assistência jurídica”, explica Neiva Flávia, professora da Fadir e umas das responsáveis pela criação do app.
A ferramenta visa facilitar o acesso a informações jurídicas essenciais, especialmente para populações vulneráveis, promovendo a educação jurídica básica e a conscientização sobre direitos e deveres.
No dia 26 de junho, a Fadir receberá uma homenagem na Câmara de Vereadores de Uberlândia. A homenagem é uma ação da vereadora Amanda Gondim, egressa do curso de Direito. Além disso, diversas comemorações estão programadas para o jubileu de 65 anos da Fadir. Dentre elas, confraternização entre os servidores ativos e inativos; mostra sobre a história das mulheres na faculdade; mostra de produções científicas de equidade promovida pelo PET da Faculdade de Direito; edição de obra contendo registros documentais fotográficos da história da Faculdade e o lançamento de museu virtual.
Confira, abaixo, os registros da Aula Magna, feitos pela lente do fotógrafo Milton Santos:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS