Publicado em 02/07/2025 às 13:45 - Atualizado em 07/07/2025 às 17:33
O XIII Fórum de Assuntos Estudantis (FAE) ocorreu no Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no dia 26 de junho. Além da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e das diretorias associadas, participaram do encontro representantes de centros e diretórios acadêmicos para fortalecer a participação estudantil na construção e avaliação da assistência estudantil na universidade.
Por meio de dinâmicas participativas com os presentes, a Proae incentivou os discentes a relatarem suas experiências dentro dos diversos campi. A discussão foi centrada na efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e como ele é implementado na UFU.
De acordo com a lei, o Pnaes contempla os setores de Moradia Estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. Os presentes no fórum se dividiram em grupos para discutir sobre potencialidades, fragilidades e sugestões em certas áreas: Saúde e Bem-estar, Esporte e Lazer, Auxílios e Alimentação.
Cada grupo discutiu pontos que consideram importantes sobre o setor que foram selecionados e abriram a discussão para todos os presentes, gestão e discentes.
Para a pró-reitora de Assistência Estudantil, Luciana Saraiva da Silva, o diálogo entre discentes e a gestão da UFU é de extrema importância: “Os estudantes são a essência da universidade e precisam trazer demandas para a gente [Proae]. Hoje apresentaram as demandas, discutimos os diferentes eixos e tivemos propostas bem importantes.”
Estudante de Ciências Biológicas, Júlia Turolla comentou que o diálogo realizado no fórum permitiu entender melhor como a universidade está avançando: “Sinto que responderam às nossas questões, como dos editais de auxílio e do Restaurante Universitário todo dia. O diálogo foi bem aberto entre estudantes e Proae.”
Os discentes que foram responsáveis por essa área destacaram as ações promovidas pela UFU e Proae para o cuidado dos estudantes da universidade. A apresentação ressaltou o apoio à atividade física e o amparo à saúde mental entre os universitários.
Como fraqueza e sugestões, os estudantes disseram que a comunicação poderia ser mais efetiva. A discussão girou em torno de como mais informações sobre o apoio à saúde podem ser encontradas por membros da comunidade da UFU.
Durante a discussão sobre esportes e lazer, foram destacadas a promoção de inclusão, interação, integração, saúde e cultura dentro das atividades esportivas e recreativas da UFU. A disponibilidade do Campus Educação Física para uso coletivo também foi elogiada pelos estudantes.
Como pontos negativos desse setor, foi dito que há dependência dos esportes competitivos para incentivo à prática esportiva, falta de divulgação de eventos e espaços de lazer, e que a qualidade da infraestrutura não é tão boa. Além disso, houve reclamações sobre acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência e cobrança sobre a academia do Campus Santa Mônica.
Em resposta, a Proae alegou necessitar de verba específica e um técnico em Educação Física para adequação e finalização ideal das obras na academia. Também ressaltou que a reserva de espaços esportivos está sendo desenvolvida para ser completamente on-line e que existem esportes recreativos à parte de competições dentro da universidade.
Quanto aos auxílios, os discentes destacaram a importância dos auxílios fornecidos pela UFU para os alunos, mas cobraram aumento dos valores e número de pessoas contempladas. Outras potencialidades identificadas pelos estudantes foram os canais de divulgação dos auxílios e a possibilidade de mobilidade internacional.
Por outro lado, durante o debate, foi dito que há dificuldade de acesso ao auxílio pela burocracia e pela demora para disponibilizar editais. A Proae respondeu que a burocracia é necessária para evitar fraudes durante o processo e que os próximos editais que forem publicados serão de fluxo contínuo.
Uma das sugestões estudantis foi a de maior disponibilidade de equipamentos digitais para melhorar a inclusão dos alunos. No entanto, a Proae respondeu que liberar recursos para um tipo de auxílio retira de outros, portanto, é colocado como prioridade manter transporte, alimentação e moradia, sem reduções.
A Proae também reiterou que os horários do ônibus intercampi é baseado nas solicitações feitas pelas coordenações dos cursos. Qualquer necessidade dos alunos para mais horários deve ser pedida diretamente para o curso para haver realocação ou disponibilização de mais horários.
Os discentes que discutiram sobre a alimentação disponibilizada pela universidade identificaram fragilidades na variedade do cardápio, nos horários do café da manhã, na falta de café da tarde e quanto à abertura do restaurante universitário nos fins de semana.
A Proae destacou a dificuldade para mudança do cardápio disponibilizado pela empresa terceirizada pela necessidade de maior orçamento. O restaurante aberto nos fins de semana já está sendo discutido com a empresa responsável e está avançando em questões contratuais.
Em relação aos horários, a Divisão de Restaurantes Universitários (Divru) disse que é necessário tempo para higienização do ambiente e, por conta disso, o café da manhã é disponibilizado dessa forma.
Como ponto positivo, foi destacada a Ouvidoria do Restaurante Universitário para reclamações, sugestões e elogios. No ano passado, segundo a Proae, apenas cinco reclamações foram registradas quanto à higiene da comida. Os discentes também sugeriram aumentar a quantidade de pesquisas de satisfação com o restaurante e a construção de uma cozinha dentro dos campi para evitar falta de comida.
O FAE está na sua décima terceira edição em Uberlândia e, pela primeira vez, ocorre individualmente nas demais cidades. Em Ituiutaba, foi realizado no dia 25 de junho; em Patos de Minas será no dia 8 de julho, e em Monte Carmelo a previsão é para a última semana de julho.
Para Silva, a presença em diferentes campi permite entender as individualidades de cada local para melhorar as ações com mais eficácia: “Ituiutaba tem demandas diferentes de Uberlândia; por isso, fazer em cada campus é uma forma de dar mais protagonismo para os estudantes.”
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Palavras-chave: Fórum de Assuntos Estudantis Proae assistência estudantil
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