Pular para o conteúdo principal
CIÊNCIA

UFU tem 60 bolsas de produtividade aprovadas pelo CNPq

Atualmente, a instituição tem cerca de 180 pesquisadores entre as categorias PQ, PQ-Sr E DT

Publicado em 24/07/2025 às 10:27 - Atualizado em 28/07/2025 às 15:40

As bolsas são concedidas a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento com projetos que contribuem significativamente para o desenvolvimento da ciência brasileira. (Foto: Milton Santos)

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, nesta quinta-feira (24/07), o resultado da chamada pública para Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr). Nesta chamada, 60 pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de diferentes áreas do conhecimento, foram contemplados.

As bolsas DT são destinadas para cientistas que atuam com produção tecnológica e atividade de extensão inovadora. Já as bolsas PQ são destinadas a pesquisadores que se destacam por sua produção científica, em comparação com seus pares. A modalidade PR-Sr, por sua vez, reconhece lideranças consolidadas em sua área de atuação. Nesta chamada, a UFU conta com 56 bolsistas aprovados na modalidade PQ e quatro na DT. 

“Os impactos de bolsistas atuando na pós-graduação e na graduação são sempre positivos, incentivando a pesquisa, a produção científica e a formação de recursos humanos altamente qualificados. Na UFU, os projetos de Iniciação Científica, em suas diferentes modalidades, permitem o contato de discentes da graduação com a pesquisa e inovação, a interação com a pós-graduação e com os bolsistas de produtividade”, explica o Diretor de Pesquisa da universidade, Carlos Ueira. Criado há mais de 50 anos, o programa de bolsas de produtividade do CNPq busca valorizar cientistas e suas produções, por meio do reconhecimento e incentivo à inovação. 

A duração das bolsas de produtividade varia conforme a categoria em que o pesquisador é aprovado: nível A e PQ-Sr até 60 meses; nível B até 48 meses; nível C até 36 meses. Ao todo, atualmente, a UFU tem aproximadamente 180 bolsistas de produtividade ativos, com diferentes períodos de vigência, conforme as respectivas chamadas. Entre os aprovados nesta chamada, divulgada na noite de quinta-feira (24/07), há pesquisadores que já eram bolsistas e outros que irão receber uma bolsa de produtividade pela primeira vez. “A UFU vem se destacando positivamente nos editais de seleção. Isso reflete na captação de recursos que promovem o desenvolvimento científico e tecnológico da UFU e da região”, ressalta Ueira, que também integra o grupo de bolsistas de produtividade na instituição.

 

Reconhecimento por uma trajetória de excelência

O incentivo do CNPq é concedido com base em critérios que avaliam a produção científica, tecnológica e inovadora de pesquisadores ao longo de sua carreira. “Minha bolsa PQ, hoje, reflete a minha bolsa de iniciação científica, que eu tive lá no terceiro período [da graduação]”, comenta o médico veterinário da UFU Murilo Vieira, contemplado pela primeira vez com a bolsa de produtividade na categoria PQ-C. 

 

O pesquisador Murilo Vieira conversando em sua sala
'Isso, para mim, é a prova de que a gente tem que sempre dedicar o máximo ao que faz e fazer com amor', reflete Vieira. (Foto: Milton Santos)

 

Mais do que apoio financeiro, a conquista representa um reconhecimento importante e uma posição de destaque na ciência brasileira. “Ser pesquisador PQ é muito mais um reconhecimento, mostrar que você tem uma produção e uma inserção, do que o dinheiro em si. Por isso que a gente fica tão feliz quando ganha”, destaca Vieira. 

A trajetória até conquistar uma bolsa de produtividade, no entanto, é longa. Vieira é graduado em Medicina Veterinária, com mestrado e doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela UFU. Ao terminar o doutorado, passou a atuar como docente na pós-graduação da universidade. “Meu sonho era ser professor no programa da Veterinária e também conseguir minha bolsa de produtividade na Veterinária”, conta.

Atualmente, o pesquisador desenvolve estudos na área da ciência em animais de laboratório. “A minha pesquisa, na verdade, serve como base para que todas as outras aconteçam. A partir do momento que comecei a ver essa área nova e a importância dela, fui para esse lado. Hoje, eu brinco que, por mais que eu seja doutor em Imunologia e Parasitologia, eu sou muito mais um ratologista”, explica. Seus estudos visam à melhoria do bem-estar dos animais utilizados em pesquisa, com refinamento de técnicas e no diagnóstico mais eficaz. 

 

Bolsistas aprovados na UFU

Além de Murilo Vieira, outros 59 pesquisadores da UFU foram contemplados com bolsas de produtividade na última chamada. A lista inclui docentes e técnicos de diferentes institutos e faculdades, atuando em áreas diversas. A conquista destaca as pesquisas realizadas na instituição junto à sua contribuição no desenvolvimento do conhecimento científico no país.

Confira a lista completa dos bolsistas aprovados: 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Produtividade em Pesquisa CNPq Bolsista PQ Bolsista PQ-Sr Bolsista DT

A11y