Pular para o conteúdo principal
Celebração

Nestor Barbosa de Andrade, ex-reitor da UFU, é homenageado por amigos, familiares, colegas de profissão

Com quase 49 anos de serviços dedicados à instituição, professor da Faculdade de Medicina aposenta-se em outubro

Publicado em 25/09/2025 às 17:17 - Atualizado em 09/10/2025 às 10:23

Nestor Barbosa de Andrade foi eleito reitor da UFU em 1992. (Foto: Milton Santos)

 

Quarta-feira, 24 de setembro, no anfiteatro do Bloco 8C do Campus Umuarama: o que parecia ser mais uma palestra sobre gastroenterologia para Nestor Barbosa de Andrade, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), na verdade era uma surpresa para celebrar os quase 49 anos de docência na instituição. A partir de outubro, Andrade aposenta-se das atividades acadêmicas na UFU. 

A noite foi carregada de muita emoção. Barbosa não segurou as lágrimas, ao ser recebido por uma calorosa chuva de aplausos dos familiares, amigos, colegas de profissão, ex-alunos e ex-reitores da UFU. Nestor Barbosa de Andrade nasceu em Passos, Minas Gerais; filho de José Caetano de Andrade e Nelly Barbosa Andrade, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais no ano de 1973, especializou-se em clínica médica e em gastroenterologia e ingressou na UFU no ano de 1977. 

 

Reitor da UFU - Gestão 1992 a 1996 

Em 1992, Barbosa foi eleito reitor da UFU junto ao vice-reitor Carlos Roberto Ribeiro, pela Chapa “Ideias e Ideais”. Aquela foi a primeira eleição de forma paritária entre os três segmentos da universidade - docentes, discentes e técnicos administrativos - antes, a eleição era com peso 75% para votos de docentes e  os 25% restantes, divididos entre técnicos e discentes. Mas foi preciso esperar 4 meses entre o resultado da eleição, em 5 de julho de 1992, e a posse, no dia 13 de novembro de 1992. A incerteza da nomeação fez com que a comunidade acadêmica acampasse em frente ao bloco da Reitoria - naquela época situada no prédio da Avenida Engenheiro Diniz -, lutando para que a decisão fosse respeitada pelo governo federal.

 

Nestor Barbosa abraçando Carlos Roberto Ribeiro
Em 1992, Barbosa foi eleito reitor da UFU junto ao vice-reitor Carlos Roberto Ribeiro, pela chapa 'Ideias e Ideais'. (Foto: Milton Santos)

 

Antonino Martins da Silva Junior, ex-reitor da UFU de 1988 a 1992, destacou  que durante a gestão de Nestor Barbosa foi quando, efetivamente, a universidade tornou-se pública e gratuita. “Ele estabeleceu em sua campanha que o ensino deveria ser gratuito; até então, não era. Somente com o Nestor que passou a ser efetivamente gratuita, pois antes era preciso pagar uma taxa de matrícula. O professor Nestor defendeu que um dos princípios da universidade é a gratuidade”, destacou o ex-reitor.

“Nestor nos liderou, mudou a história da UFU; a partir dele, a eleição se tornou paritária, mas perdemos a paridade em 1996 e a reconquistamos em 2000. Essa foi uma inovação imensa que o Nestor trouxe, além de novas lideranças e um ensino gratuito”, destacou Arquimedes Diógenes Ciloni, professor da Faculdade de Engenharia Civil e que foi reitor da UFU por dois mandatos consecutivos: de 30/11/2000 a 30/11/2004 e de 1º/12/2004 a 1º/12/2008. . 

Além da luta pela democracia, a gestão de Nestor Barbosa criou o “Prêmio Professor Domingos Pimentel de Ulhôa”, uma condecoração que premiava anualmente os alunos que se destacavam, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão. Dentre os que foram premiados, está o atual reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho. “Eu fui o aluno da turma de 1992. Tive o prazer de receber do senhor a placa, que eu tenho até hoje com muito orgulho, ao lado do Paulo Freire, e é muito importante recordar isto”, contou Carvalho em seu discurso.

Nestor Barbosa não deixou marcas apenas na gestão da UFU. Em sua área de atuação, é uma das grandes referências da gastroenterologia. Leide Evangelista, presidente da Associação do Triângulo Mineiro dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais, destacou as dificuldades que as pessoas com doença inflamatória têm em encontrar profissionais que atuam na área: “Eu falo para eles, vêm para cá para Uberlândia, porque aqui vocês vão encontrar a melhor equipe de gastro do Brasil. E isso se deve muito ao nosso querido Dr. Nestor.”

 

Nestor Barbosa ao lado da esposa, Mônica
Nestor Barbosa ao lado da esposa, Mônica Pimenta Marques Andrade. (Foto: Milton Santos)

 

A presidente da associação relembrou emocionada o dia em que foi apresentada ao médico. “Eu só via ele passando assim, ‘o sapatinho debaixo das cortinas’, como a gente costuma brincar. E quando o Dr. Nestor me viu de longe, ele nem deve lembrar disso, mas ele veio até mim, pegou nas minhas duas mãos e falou: ‘Ah, então você que é a Leide’. E ali, naquele momento, naquele gesto que parecia tão simples, eu senti toda a força, todo o comprometimento, toda a dedicação. Eu senti a ternura, eu senti a leveza e o acolhimento. Acolhimento que eu, inclusive, precisava naquela hora, que nada é mais importante para nós, pacientes, do que ter esse acolhimento”, sublinhou.

A noite terminou com as palavras do homenageado. Com a voz embargada, relembrou a sua trajetória. “Eu cheguei em Uberlândia com 25 anos de idade; talvez eu tenha sido o professor mais jovem desta instituição. Se eu fosse aposentar em fevereiro, teria o jubileu de ouro como docente. Eu fui da geração que ajudou a consolidar a Medicina [curso de graduação]”. destacou.

Nestor Barbosa também abordou a luta para assumir como o reitor eleito pela comunidade acadêmica. “De tudo aquilo que foi falado do processo de eleição, um processo de reafirmação democrática, eu gostaria de agradecer o Antonino que me levou a peregrinar aos conselhos de reitores antes mesmo de eu ser nomeado. Após aquele período, uma universidade que era dividida, depois de todos os traumas passados, a universidade se uniu na defesa dela própria,  pela sua autonomia e pela sua saúde institucional”, enfatizou. 

 

Nestor Barbosa de Andrade
Foto: Milton Santos
 
Trajetória de Nestor Barbosa de Andrade
  • Reitor da UFU (1992–1996);
  • Pró‑reitor Estudantil e de Extensão (1987 a 1990);
  • Diretor do Icbim - atual Famed;
  • Coordenador de curso (1982 a 1988);
  • Chefe do Departamento de Clínica Médica (1980 a 1984);
  • Conselheiro consultivo e presidente de comissões de reformulação curricular, reestruturação das normas de atendimento médico e compatibilização da atividade docente com a atividade de prestação de serviços médicos no complexo hospitalar;
  • Chefe do serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital de Clínicas da UFU;
  • Coordenador do Programa de Residência Médica de Gastroenterologia da Famed-HC/UFU;
  • Membro Fundador da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, e Associação Mineira de Gastroenterologia, de cujas sociedades participou de diversas gestões em cargos de direção;
  • Membro internacional do American College of Gastroenterology; 
  • Membro fundador da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva;
  • Membro titular do Instituto Mineiro de História da Medicina. 

Nestor Barbosa possui expressiva produção acadêmico‑científica, com artigos e capítulos de livros publicados, presidente de diversas comissões organizadoras e científicas de inúmeros congressos; ministrou conferências nacionais e internacionais, além de premiações relevantes, como:

  • Medalha Augusto César e Cidadão Honorário da Cidade de Uberlândia;
  • Honra ao Mérito da Federação Brasileira de Gastroenterologia (2014); 
  • Medalha Santos Dumont do Estado de Minas Gerais (1995);
  • Membro Benemérito, Academia Mineira de Odontologia. (1995);
  • Honra ao Mérito da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (EMECIU).

 

Confira, abaixo, a galeria de imagens da homenagem:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

 

A11y