Publicado em 20/01/2026 às 14:05 - Atualizado em 20/01/2026 às 14:17
O resultado preliminar da Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2021–2024 confirma o fortalecimento e a maturidade da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os dados começaram a ser divulgados no dia 12 de janeiro. Dos 33 programas de pós-graduação (PPGs) acadêmicos sediados na UFU que mantêm cursos de doutorado, oito alcançaram conceitos de excelência (notas 6 e 7), o que representa 24,24% do total.
Esse aumento evidencia a consolidação de trajetórias acadêmicas consistentes, com forte impacto científico e social. Os programas de excelência são:
A análise comparativa entre o resultado da avaliação anterior com a atual revela um avanço consistente da pós-graduação da UFU. Houve redução no número de programas com conceito 3, que passaram de oito para cinco programas, indicando que parte significativa dos PPGs avançou para patamares mais elevados de consolidação.
Logo, houve um crescimento dos programas com conceito 4, que passaram de 25 para 28 programas, fortalecendo a base institucional e criando condições favoráveis para que, nos próximos ciclos avaliativos, mais cursos alcancem o conceito 5. Alguns programas da UFU elevaram seus conceitos, com destaque para:
Os conceitos dos demais programas da UFU podem ser conferidos no site da Capes. Cerca de 70% dos programas mantiveram estabilidade em seus conceitos, o que também reflete consistência e maturidade acadêmica.
Uma trajetória de crescimento com qualidade
A evolução da pós-graduação da UFU pode ser observada ao longo dos diferentes ciclos avaliativos da Capes, desde o triênio 2004–2006 até o atual quadriênio 2021–2024. Em 2004–2006, a UFU contava com 22 programas, concentrados majoritariamente nos conceitos 3 e 4, sem presença nos estratos mais elevados da avaliação.
Nos ciclos seguintes, especialmente a partir do quadriênio 2013–2016, houve uma expansão significativa no número de programas, acompanhada de uma melhora progressiva na distribuição dos conceitos. No quadriênio 2017–2020, com 47 PPGs avaliados, já se observava a consolidação dos conceitos 4 e 5 e o surgimento dos primeiros programas com conceito 6.
A avaliação atual consolida esse processo de amadurecimento institucional, com 53 programas avaliados. Esse cenário reflete um ciclo de expansão com qualidade, sustentado por políticas institucionais voltadas ao fortalecimento da pós-graduação, investimentos em infraestrutura, qualificação docente, internacionalização, inovação e impacto social.
“Esses números são reflexo do trabalho árduo das coordenações, docentes, técnicos administrativos e discentes. É fundamental reconhecer o comprometimento da Diretoria de Pós-Graduação (Dirpg), tanto da atual gestão quanto da anterior (2017–2024), assim como o acompanhamento do professor Carlos Henrique de Carvalho durante o período em que esteve à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp)”, destaca Thiago Paluma, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
Para a diretora de Pós-Graduação, Yara Cristina de Paiva Maia, os resultados expressam uma mudança de paradigma: “Nos últimos anos, avançamos muito na UFU. Vivemos hoje uma pós-graduação que não se fecha em laboratórios, mas que escuta, aprende, dialoga e devolve à sociedade o conhecimento que produz. Com a integração da extensão à Avaliação Quadrienal da Capes, temos a oportunidade de consolidar algo histórico: uma formação que articula pesquisa avançada, impacto social e transformação concreta das realidades locais, regionais, nacionais e internacionais.”
Essa perspectiva pôde ser vivenciada no I Encontro de Extensão da Pós-Graduação, realizado em dezembro de 2025, que celebrou a força da extensão universitária e evidenciou como a pesquisa desenvolvida na UFU tem atravessado fronteiras disciplinares e impactado a comunidade.
“Queremos uma formação que valorize mulheres, pessoas negras, indígenas, mães pesquisadoras e estudantes de origem popular. Defendemos políticas de cuidado, permanência e equidade, fortalecendo a extensão como espaço de convivência, diálogo e reinvenção do mundo. A pós-graduação do futuro será aquela aberta à interdisciplinaridade, ao bem-estar, à empregabilidade, ao impacto social e ao compromisso ético com as próximas gerações”, completa Maia.
Anualmente, a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) realiza a série de reportagens Mulheres e Meninas na Ciência, que destaca os trabalhos e histórias de diferentes pesquisadoras da instituição, dentre elas, alunas e docentes dos programas de pós-graduação.
Além disso, a UFU segue fortalecendo iniciativas, como o Programa Catalisa PPGs, que busca orientar os programas de pós-graduação na elaboração de seus planejamentos estratégicos, e o Programa Extensão na Pós-Graduação, ampliando o diálogo entre a instituição e a sociedade.
Com a avaliação da Capes, a UFU tem agora:
Vale destacar que programas com cursos de doutorado podem receber conceitos de 3 a 7, enquanto programas sem cursos de doutorado podem alcançar no máximo o conceito 5.
Por se tratar de um resultado preliminar, os programas que tiveram redução ou manutenção de nota em relação à avaliação anterior poderão solicitar reconsideração.
Como funciona a Avaliação Quadrienal da Capes
A Avaliação Quadrienal da Capes é o principal instrumento de controle de qualidade da pós-graduação no Brasil. O processo envolve comissões de especialistas de 50 áreas do conhecimento, que analisam produção intelectual, formação de mestres e doutores, infraestrutura, internacionalização, inovação e impacto social.
Os conceitos variam de 1 a 7:
Programas com conceitos de 3 a 7 seguem autorizados a funcionar no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Aqueles com notas 1 ou 2 entram em processo de desativação, após concluírem a formação dos estudantes já matriculados.
Mais que números, um compromisso com a sociedade
A pontuação obtida pela UFU é atribuída a um esforço conjunto entre os diferentes atores da instituição, como destacado pelo pró-reitor. Nos programas com conceito 7, o desempenho destaca-se especialmente no Quesito 3 da avaliação, que analisa a integração entre a pesquisa científica, a formação acadêmica e o impacto social.
Com o fortalecimento da pós-graduação, a UFU reitera seu papel institucional voltado à produção de conhecimento científico de alto nível e à formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da sociedade.
“Mais do que indicadores ou rankings, a excelência acadêmica da UFU se manifesta no impacto social do conhecimento produzido. Cada dissertação, cada tese e cada pesquisa aplicada carregam o potencial de transformar práticas, fortalecer políticas públicas e cuidar de pessoas”, finaliza Maia.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Avaliação Quadrienal Capes Pós-graduação
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS