Pular para o conteúdo principal
Formação

“Formar professor é um grande desafio da nação brasileira”, destaca pró-reitor de Graduação durante Seminário de Licenciatura

Décima primeira edição do Seilic teve com tema Evasão nas Licenciaturas

Publicado em 11/02/2026 às 15:36 - Atualizado em 11/02/2026 às 16:00

Milton Santos

A Divisão de Licenciatura e Formação Docente da Pró-reitoria de Graduação (Dlifo/Prograd) promoveu nos dias 10 e 11 de fevereiro o  XI Seminário Institucional das Licenciaturas (Seilic). O evento deste ano teve como tema a evasão nas licenciaturas com a análise dos fatores determinantes, impactos e desafios para a permanência e a conclusão dos cursos.

O seminário iniciou na manhã da última terça-feira (10), de forma online pelo canal de YouTube do Programa Virtual de Formação (Provirfor/UFU). A mesa de abertura, presidida pela coordenadora da Divisão de Licenciatura, Jane Maria dos Santos Reis, contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Waldenor Barros Filho, do diretor da Diretoria de Ensino (Diren), Roberto Bernardino, e do coordenador da Dlifo, Túlio Barbosa.

Em sua fala, Barros realçou a dificuldade de formar professores dentro das universidades brasileiras. “Formar professor é um grande desafio da nação brasileira. Nós temos alguns cursos de baixo índice de procura e de formatura. Eu participei de uma cerimônia de formatura de um dos nossos campi que teve alguns cursos de licenciatura que não teve nenhum formando. [...] Isso indica que algo precisa ser feito”, destacou o pró-reitor.         

Além disso, o pró-reitor destacou a importância de se olhar para a perspectiva da evasão em todos os níveis e cursos, tema que foi completado pelo diretor da Diren, Roberto Bernardino: “Quando a gente pensa em evasão, nós sabemos que os motivos extrapolam os muros da universidade, temos questões de sociedade mesmo, não se tem mais nos jovens aquele aquela visão de possibilidade de atividade. Então o desafio é muito grande, pois temos desafios institucionais, desafios de formação e desafios extra muros da universidade que somados vão resultar na evasão”, disse o professor.

 

Após a mesa de abertura, foi realizada a palestra “Evasão nas licenciaturas: diagnóstico, impactos e desafios”, ministrada pela Diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, do Ministério da Educação (DIFOR/MEC), Rita Esther Ferreira de Luna, dando início ao evento. 

 

Apresentações de trabalhos

 

Além das mesas de discussões, o Seilic possibilita que os estudantes de licenciaturas compartilhem os trabalhos desenvolvidos durante as disciplinas de Projeto Interdisciplinar (Prointer). Em 2026, os grupos de trabalhos foram divididos em três períodos, como 164 trabalhos apresentados em Ituiutaba e Uberlândia.

 

Poliana Vanessa e Sophia Oliveira
Poliana Vanessa e Sophia Oliveira apresentaram suas pesquisas durante o evento (Milton Santos)

Sophia da Silva Oliveira, estudante do 6º período do curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, apresentou o projeto desenvolvido em duas escolas públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela é aplicada. “Eu queria entender se a BNCC era utilizada nas aulas dessas duas escolas que eu assisti às aulas e se só a existência dela e a aplicação dela era o suficiente para se ter uma boa aula de inglês. Eu também reparei, eu fiz entrevistas além dessas observações, que os professores alegavam uma coisa na entrevista e quando eu ia assistir às aulas na prática era totalmente diferente”, explica Oliveira. 

Outro trabalho apresentado foi o desenvolvido pelo grupo da estudante de Enfermagem Poliana Vanessa sobre as práticas educativas em primeiros socorros no contexto infantil em uma ONG. “O curso de Enfermagem é muito abrangente dentro da parte de licenciatura. E uma das partes mais importante é abordar a educação em saúde, ou seja, a gente ensina algo importante para sociedade”, destaca a futura enfermeira. 

O XI Seilic finalizou com a roda de conversa: “Do ingresso à conclusão: diálogos sobre a evasão nas licenciaturas” com a mediação das professoras da Faculdade de Educação (Faced/UFU),  Camila Lima Coimbra e Iara Maria Mora Longhini. A atividade também foi transmitida pelo canal “Provifor UFU” no YouTube.

Confira, abaixo, imagens dos grupos de trabalhos:

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

A11y