01/09/2022 - 15:32 - Atualizado em 02/09/2022 - 09:38
Prorrogado até 31/10 o prazo para usuários de plano de saúde realizarem recadastramento para ressarcimento do subsídio de saúde suplementar
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - 01/09/2022 - 15:32

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), por meio do Setor de Saúde Suplementar (Sesas), da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), informa que, de acordo determinação do Ministério da Economia, o prazo para recadastramento para solicitar o ressarcimento do subsídio de saúde suplementar foi prorrogado até o fim de outubro.

Ainda vale destacar que, conforme determinação do Ministério do Planejamento, via Portaria SGP/SEDGG/ME n° 4.764, e com a disponibilização do módulo "Saúde Suplementar" no aplicativo SouGov.br, servidores (ativos e inativos) e pensionistas que recebem auxílio-saúde (per capita saúde suplementar) devem realizar o recadastramento do seu plano de saúde/odontológico obrigatoriamente pela plataforma.

Para isso, é necessário que o servidor/pensionista possua cadastro no SouGov.br, ferramenta que vem sendo usada para acesso a diversos serviços e disponibilizada nas versões aplicativo (Android e iOS) e web.

A convocação se aplica a todos os beneficiários do auxílio-saúde, na modalidade ressarcimento, incluindo: clientes das administradoras (AllCare, Elo e Qualicorp/Aliança); demais planos de saúde individuais; e usuários do plano de saúde vinculado à Associação dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (Adufu).

A partir de 31 de outubro de 2022, os usuários de planos que não realizarem o recadastramento terão seus benefícios cancelados. Não há definição de uma nova extensão desse prazo. Neste primeiro momento, servidores usuários dos planos Unimed-UFU não precisam realizar nenhum novo procedimento.

Após a atualização dos dados junto à plataforma, será realizada de forma automática a verificação da regularidade da operadora e do plano de saúde junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, a partir de então, ficará dispensada a necessidade da comprovação das despesas realizadas anualmente, como acontece hoje.

No ato do recadastramento (função Alteração/Recadastramento), devem ser informados e/ou anexados:

• Número de registro da operadora e o nome do plano, junto à ANS (tais informações podem ser verificadas no contrato de adesão, no verso da carteira do plano ou solicitadas diretamente à operadora ou administradora contratada);
  • Valor atual da mensalidade do plano, para cada um dos beneficiários (no caso da existência de dependentes);
  • Os documentos comprobatórios de titularidade e de pagamentos relativos aos beneficiários (contrato ou carta de permanência, boleto e comprovante de pagamento).

Para mais informações sobre as etapas do procedimento, consulte o tutorial.

Vale ressaltar que, com o módulo "Saúde Suplementar" em atividade, além do Recadastramento, todas as demandas referentes ao auxílio-saúde (solicitações, alterações e cancelamentos) deverão ser requeridas através do SouGov.br, substituindo os canais anteriormente utilizados (SEI).

Dúvidas e pedidos de orientações podem ser encaminhados ao Setor de Saúde Suplementar da UFU pelos seguintes canais:

Links importantes: