comunicado

CTI alerta sobre nova tentativa de phishing scam

Publicado em 25/05/2015 às 15:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:26

O Centro de Tecnologia da Informação (CTI) alerta aos usuários do correio eletrônico da UFU sobre nova tentativa de phishing scam, ou seja, de estimular os usuários de e-mail a fornecer seus dados confidenciais por meio de iscas tecnológicas.

Quem receber a mensagem reproduzida abaixo deve desconsiderá-la, pois é um spam. O remetente da mensagem é aparentemente válido – Universidade Federal de Uberlândia Webmail – e o e-mail é externo: <david.saboia@uece.br>. O assunto é “SPAM: Alerta de vírus: 903 847”. O texto foi redigido de maneira incoerente e com vários erros gramaticais.

Os spams são enviados por hackers com o objetivo de induzir os usuários do e-mail a fornecer informações importantes, como número de cartão de crédito, data de nascimento, senhas, dados de contas bancárias, entre outras. Consequentemente, os hackers podem fazer saques ilícitos em contas correntes e compras na internet.

O CTI alerta ainda que jamais solicita aos usuários do Servidor Central de Correio da UFU que revalidem a sua conta de e-mail e recomenda que os usuários alterem a senha de e-mail periodicamente, por meio do seguinte procedimento:

1) Acesse https://webmail.ufu.br/;

2) Cliquem em “Mudar senha de e-mail.

3) Em “Login”, informe o e-mail e a senha e clique em “Entrar”.

4) Clique em “Alterar Senha” e siga as orientações circunstanciais.

5) Observação: Não utilize como senha palavras existentes em dicionários, para evitar que ferramentas eletrônicas possam rastreá-las e identificá-las. Selecione uma palavra e insira letras e números no começo, no meio e no fim para que outras pessoas não consigam adivinhá-la, por exemplo: hedon@t05D3, CAMOAsp4Et@S, etc.

Reprodução da última tentativa de phishing scam

Assunto: Caros usuários de contas UFU. Data: 2015-05-25 06:01 De: Universidade Federal de Uberlândia Webmail. <david.saboia@uece.br> Para: Caros usuários de contas UFU. Você excedeu o ufu.br e-mail quota limite de conta de 250MB e é-lhe pedido para expandi-lo dentro de 48 horas ou então conta a sua ufu.br e-mail será disable do nosso banco de dados. Basta clicar http://adminwebsite.bravesites.com/ com a informação completa requerida para expandir sua conta quota ufu.br e-mail para 450MB. Obrigado por usar Universidade Federal de Uberlândia Webmail. 2015 Centro de Webmaster Copyright ©.