Videocast

Escola Técnica de Saúde marca presença no ‘UFUCast’

Localizada no Campus Umuarama, a Estes/UFU funciona há 50 anos e oferece sete cursos técnicos

Publicado em 21/10/2022 às 12:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Alexandre Costa

Você sabia que a Universidade Federal de Uberlândia tem uma Escola Técnica de Saúde? O episódio 32 do "UFUCast" foi ao ar na última quinta-feira, 20 de outubro, às 17h, e apresentou a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU). Os jornalistas Luan Borges e Naiara Ashaia conversaram com o atual diretor da unidade, Luiz Carlos Gebrim, e com Noriel Viana Pereira, que integra o corpo docente do Curso Técnico em Enfermagem. O bate-papo foi sobre a história da instituição, os cursos e projetos ofertados e, ainda, as formas de ingresso.

A Estes atua em dois eixos: saúde e segurança. Além disso, o professor Viana ressaltou a importância da instituição estar ligada a um órgão federal e contar com profissionais qualificados em atuar nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A Escola Técnica de Saúde iniciou seus serviços como um estabelecimento privado de ensino, em 17 de outubro de 1972, e contribuiu para a comunidade na formação de auxiliares de enfermagem que pudessem atuar nos hospitais da região. Um ano depois, a escola começou ofertar o Curso Técnico de Enfermagem para que os alunos possam atuar de forma humanizada em diversos campos na área de saúde – prevenção, manutenção, promoção, cuidado, recuperação e reabilitação –, nos diversos ciclos vitais de forma individual, em família, em grupo e em comunidade.

Atualmente, oferece os cursos de Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho - este último, o mais recente de todos.

Com exclusividade, Gebrim revelou que a instituição está trabalhando em novos cursos para alunos que estão no Ensino Médio. Além disso, o diretor informou que, em breve, serão abertas as inscrições para quem deseja ingressar na escola por meio de transferência.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.