Videocast

'UFUCast' aborda a Olimpíada Universitária UFU 2022

Conversa mostrou como é a organização da competição e a sua importância na integração entre os estudantes

Publicado em 14/10/2022 às 16:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Episódio contou com a presença o coordenador da Diesu, Adilson de Souza. (Foto: Reprodução)

O trigésimo primeiro episódio do ‘UFUCast’ foi ao ar na última quinta-feira (13/10), às 17h, e falou sobre a Olimpíada Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os jornalistas Luan Borges e Naiara Ashaia conversaram com o coordenador da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), Adilson de Souza. O bate-papo foi sobre a preparação para o evento, a programação prevista para cada esporte e também sobre como a UFU presta suporte para os atletas que irão competir nas modalidades individuais e coletivas.

O diretor traçou um paralelo entre a competição que é realizada pela UFU e os tradicionais Jogos Olímpicos, que ocorrem a cada quatro anos entre atletas de alto rendimento. Na avaliação dele, apesar de o nível técnico ser outro, a competitividade e a vontade de vencer dos atletas não é diferente. “Para quem participa, eu acho que o espírito competitivo não difere em nada da competição de alto rendimento. Uma medalha conquistada aqui por um estudante representa o mesmo que uma medalha para um país nas Olimpíadas”, compara.

Além disso, Souza ressaltou a importância do evento para proporcionar a integração entre os estudantes de diferentes cursos e campi da universidade. “A intenção é realmente promover essa integração entre os cursos, porque a gente não tem nenhuma outra ação na universidade que propicia a oportunidade de ter em um mesmo momento estudantes de todos os cursos e todos os campi, em um mesmo local interagindo.”

Vale ressaltar que em 2022 a Olimpíada Universitária da UFU retorna ao modelo presencial após a limitação causada pela pandemia de covid-19 nos dois últimos anos. Então, para entrar no clima e ficar por dentro de tudo que vai acontecer na competição, é só conferir este episódio especial do UFUCast.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.