JOGOS

Não perca de vista: o tênis de mesa está na Olimpíada UFU 2022, que começa nesta sexta-feira

Esporte é conhecido por ser aquele que possui a bola mais rápida e que mais produz efeitos

Publicado em 14/10/2022 às 16:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O nome 'ping-pong' é utilizado apenas para fins recreativos. (Foto: Banco de imagens/Freepik)

Uma bola pequena, feita de plástico, com 40mm de diâmetro e 2,74g, tamanho e peso suficientes para torná-la a bola mais rápida dentre os esportes que utilizam uma. Aliada a uma raquete de madeira revestida por borracha, essa bola torna-se a que mais produz rotações entre os esportes de raquete. Agora, só falta uma mesa com 2,74m de comprimento, 1,52m de largura e 76cm de altura e, sobre ela, uma rede de 15,25cm de altura. Pronto, temos tudo para iniciar uma partida de tênis de mesa.

Mas o fato é que nem sempre foi assim. Quando criado na Inglaterra, no início do século XIX, o ping-pong era praticado com materiais improvisados. Na mesa da sala de jantar de suas casas, os jogadores empilhavam livros um do lado do outro para formar a rede. A bola era improvisada com uma rolha de garrafa e as raquetes eram simples pedaços de madeira, ou caixas de charuto.

Com o passar do tempo o esporte foi se popularizando, até que a empresa estadunidense “Parker Brothers” criou um kit para a prática e patenteou o nome “ping-pong”, o que fez com que a nomenclatura oficial da modalidade passasse a ser “tênis de mesa”.

Apesar dos registros do início da prática datarem de 1901, com a realização de um torneio mundial não oficial no ano seguinte, o tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico apenas nos Jogos de Seul, em 1988. Naquela época a medida oficial da bola era de 38mm de diâmetro, o que deixava o jogo mais rápido ainda. Foi só em 2000, nos Jogos de Sydney, que ela passou a ter os 40mm atuais, medida que fez com que o jogo ficasse mais lento e mais fácil de ser assistido, ajudando na sua popularização.

O esporte tornou-se tão popular, que atualmente é um dos mais jogados no mundo, com mais de 300 milhões de praticantes ao redor do globo. E alguns desses jogadores estão aqui na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), defendendo as cores de suas respectivas atléticas e se preparando para a disputa da modalidade na Olimpíada Universitária UFU 2022.

Para esta edição da competição, foram 14 inscrições tanto para a categoria feminina, quanto para a masculina. Dentre elas,está a Associação Atlética Acadêmica Engenharia UFU, que faz a sua preparação pensando não somente neste ano, mas também nos campeonatos futuros.

A atleta Ana Clara Oliveira, atual coordenadora do tênis de mesa da Engenharia, ressaltou a importância de manter a competitividade também nos próximos anos. “A nossa equipe é composta por jogadores muito tradicionais, mas a gente sempre vem tentando renovar o quadro de atletas”, afirma.

E uma peça importante nessa renovação são os alunos calouros, que entraram recentemente na atlética. “A gente sempre incentiva os novos calouros e os novos integrantes da atlética a participar e se integrar no esporte”, revela Oliveira.

Um desses novos atletas interessados no tênis de mesa é Arthur Pimenta, que confirma ter planos de disputar a modalidade nas próximas edições da Olimpíada Universitária da UFU. “Esse ano eu ainda não comecei a treinar direito. Estou começando a vir nos treinos agora, mas quero me preparar pra quando chegar na Olimpíada do ano que vem, quando os atletas mais velhos se formarem, e poder assumir o lugar deles”, declara.

O tênis de mesa é o tema do último episódio de uma série de vídeos sobre os esportes que estarão presentes na Olimpíada Universitária UFU 2022! Para conferir tudo isso e muito mais, basta acessar o nosso Instagram (@UFU_oficial)!

A abertura oficial do maior evento esportivo da UFU acontece nesta sexta-feira, 14 de outubro, na Arena Sabiazinho, a partir das 18 horas. O Boletim 1 traz a programação completa das competições deste fim de semana.