Xadrez é a sétima modalidade do Projeto Olimpíada UFU

Surgido na antiguidade, o esporte ganhou o coração de milhares de pessoas em todo o mundo

Publicado em 30/09/2022 às 13:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O xadrez é um esporte que foi criado na antiguidade, porém não se tem a data exata do surgimento. Há histórias que várias civilizações contam sobre isso. Uma delas é da Grécia Antiga. Nesta cultura acreditava-se que Ares, que apesar de ser o deus da guerra, não era conhecido por suas estratégias, e sim por sua brutalidade. Então, ele inventou o xadrez para testar suas táticas de guerra. Mais tarde, o jogo foi espalhado por um de seus filhos semi-deuses.

Na Olimpíada Universitária UFU, o xadrez foi inserido como modalidade há pouco mais de duas décadas, na edição de 2001. A Associação Atlética Acadêmica das Artes envia representantes a estas competições desde 2014.

Como preparação para 2022, os alunos da equipe já participaram de outros compeonatos locais, como o II Torneio de Xadrez por Equipes e o evento organizado pelo Clube Xadrez Uberlândia em julho deste ano. Segundo a presidente da Atlética da Artes, Renata Britto, esta competição foi organizada pelos próprios enxadristas, pelo fato de que a diretoria estava focada na Copa Inter Atléticas (CIA). Ela acrescentou, ainda, que esse torneio não ocorre periodicamente. "Estamos fazendo os nossos treinos em todas as quartas-feiras, às 19 horas, no Centro de Convivência (CC) do Campus Santa Mônica. Usamos tanto as mesas de plástico, onde existe a necessidade de montar o tabuleiro, quanto as mesas de pedra, onde o tabuleiro é desenhado", comenta.

O xadrez é o tema do sétimo episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU postado no nosso Instagram! O grande dia é logo ali! Vem, 14 de outubro!