20/09/2022 - 19:48 - Atualizado em 10/10/2022 - 17:39
Natação é mais um dos esportes da Olimpíada Universitária UFU 2022
Da antiguidade até a chegada ao Brasil, conheça mais sobre a modalidade
Helder Rodrigues / Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor

Atletas da natação esperando para pular na piscina

Modalidade, que passou por diversas alterações ao longo do tempo, é a única aquática nessa edição da Olimpíada Universitária UFU. (Foto: Pixabay)

A natação é uma das modalidades esportivas que estarão presentes na edição deste ano da Olimpíada Universitária UFU. Das técnicas dos povos antigos até se tornar o esporte que é nos dias atuais, a natação evoluiu muito do simples ato de se locomover na água até se tornar um esporte olímpico. Vamos conhecer um pouco mais sobre as suas raízes e como ela chegou ao Brasil.

Origens

O ato de nadar, em si, não é algo novo. Os primeiros seres humanos que moravam na beira dos rios, lagos ou áreas costeiras precisaram aprender a nadar para sobreviver, seja coletando alimentos ou fugindo de predadores terrestres.

Com a evolução humana, o nado também passou por uma transformação, ganhando técnicas usadas por diversas civilizações e impérios, como os gregos, fenícios, assírios, egípcios e ameríndios. Com base nessas técnicas, surgiu a natação moderna como esporte que conhecemos hoje, aparecendo para o mundo na disputa dos Jogos Olímpicos de Verão de 1896.

Abertura das Olímpiadas 1896

As primeiras Olimpíadas da era moderna também foram palco para a primeira aparição da natação como esporte olímpico. (Foto: Wikimedia Commons/ Public Domain)

No Brasil, a modalidade esportiva chegou no ano seguinte, em 1897, quando alguns clubes do Rio de Janeiro decidiram fundar a União das Regatas Fluminenses e, dentre todos os esportes aquáticos, estava também a natação.

O que é a natação?

Desde o início na primeira Olimpíada da era moderna, em 1896, até agora, o esporte evoluiu bastante. Atualmente, ele conta com quatro categorias de estilo de nado para disputa nas piscinas:

•  Crawl - com braçadas alternadas e movimento vertical também alternado;

Pessoa nadando em crawl

Nado crawl. (Foto: Pixabay)

• Costas;

Pessoa nadando em nado costas

Nado costas. (Foto: Pixabay)

• Peito;

Pessoa nadando em nado peito

Nado peito. (Foto: Pixabay)

• Borboleta - quando o atleta projeta os braços para fora da piscina, como se tivesse batendo as asas.

Pessoa nadando em nado borboleta

Nado borboleta. (Foto: Pixabay)

Atualmente, a natação se tornou um dos esportes mais praticados no mundo, além de ter permitido que outros esportes aquáticos surgissem a partir dela, como o polo aquático, os saltos ornamentais, o nado sincronizado e o mergulho.

Você também pode conferir tudo isso e muito mais sobre a natação e as figuras por trás desse esporte dentro do ambiente da nossa universidade no quarto episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU - que acabou de sair no nosso Instagram! O grande dia é logo ali! Vem, 14 de outubro!