Jogos

Esportes eletrônicos na Olimpíada Universitária UFU 2022

Origem, atuações no mundo e mercado; conheça mais sobre os eSports

Publicado em 16/09/2022 às 15:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Atletas que não precisam levantar da cadeira, capazes de vencer uma partida sem derramar qualquer gota de suor. Uma realidade assim só é possível graças a jogos como os esportes eletrônicos, mais conhecidos como eSports, uma das modalidades que vão marcar presença na Olimpíada Universitária UFU deste ano.

Imagem: Freepik

Origem

Até onde se sabe, a primeira competição esportiva eletrônica do mundo aconteceu em 1972, nos Estados Unidos, entre cerca de 20 universitários de Standford que jogaram o clássico Spacewar, um dos primeiros jogos criados para computador. O prêmio para quem ganhasse a chamada “Olimpíadas Intergaláticas de Spacewar” – embora seres de outras galáxias não tenham sido observados no evento – seria um ano de assinatura da revista Rolling Stone.

Mas foi em 1980 que a “Space Invaders Championship”, reconhecida oficialmente como a primeira competição de eSports, conseguiu reunir cerca de 10 mil jogadores em diferentes cidades dos EUA. Mesmo o jogo central sendo uma produção da Midway Games, a marca sempre lembrada nos registros históricos é a Atari, organizadora do evento e forte contribuidora à popularização do videogame no mundo.

Imagem: Reprodução/Space Invaders

Levando a sério

É consenso entre comitês olímpicos de diferentes países que seja uma questão de tempo até que os eSports integrem também os Jogos Olímpicos. As competições de caratê e beisebol já não serão vistas na próxima edição do evento; por outro lado, o breakdance chamou a atenção nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, ocorridos na capital argentina, e estreia em Paris-2024. Os Jogos Olímpicos Asiáticos deste ano, que correspondem aos nossos Jogos Pan-Americanos, vão medalhar pela primeira vez competidores de FIFA e League of Legends, por exemplo. Movimentos assim podem abrir precedente para a inclusão futura da modalidade, porém autoridades ligadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) já indicaram que filtram o olhar para jogos onde há esforço físico somado à realidade virtual.

Hoje, cerca de 67 milhões de brasileiros consomem algum tipo de game, claro que a maior parte por lazer nas horas livres. Para quem disputa profissionalmente, prêmios de até U$24 milhões já foram pagos. É possível que, para não perder uma fatia considerável de um mercado que movimenta bilhões de dólares todos os anos, o COI reveja o programa olímpico das próximas edições.

Até lá, você é nosso convidado(a) para conhecer mais sobre eSports e a Laura Justino Rezende, estudante de Jornalismo que nesta modalidade vai representar a UFU, Uberlândia e Minas Gerais nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) deste ano, em Brasília. O segundo episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU já está disponível no nosso Instagram! Chega logo, 14 de outubro!