Programa Segundo Tempo seleciona bolsistas da área de Educação Física

Edital, com inscrições abertas até 15 de março, oferece duas vagas de nível superior. Bolsas são de R$ 2.200 por mês e exigência de dedicação é de 20 horas semanais

Publicado em 03/03/2023 às 12:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Vagas são para atuação nas modalidades de futebol de campo e rugby ou de atletismo, natação e judô. (Imagem: Freepik)

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançaram, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), um edital para seleção de profissionais de Educação Física para atuarem no Programa Segundo Tempo - modalidades Padrão e Universitário.

Para concorrer ao Edital Proexc Nº 12/2023, os candidatos devem ter formação de nível superior na área, além de estarem credenciados no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Quem se inscrever no certame poderá escolher entre concorrer a uma vaga como bolsista nas áreas de futebol de campo e rugby - para trabalhar com crianças e adolescentes de escolas da rede pública (Programa Segundo Tempo Padrão) - ou a uma vaga para as áreas de atletismo, natação e judô - para trabalhar com estudantes universitários da UFU (Programa Segundo Tempo Universitário).

Este programa tem como objetivo democratizar o acesso à prática e cultura do desporto educacional, visando ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos para promover a cidadania com vistas à melhoria da qualidade de vida tanto dos estudantes da UFU quanto da comunidade em geral.

Além de formação em Educação Física, os candidatos devem possuir experiência comprovada de, no mínimo, 12 meses em ações ligadas às modalidades as quais pretendem concorrer. O valor de cada bolsas oferecida é de R$ 2.200 mensais, com período de atuação de nove meses e carga horária de 20 horas semanais, sendo 15 horas para atuação prática e outras cinco para planejamento e reuniões.

Inscrições, seleção e cronograma

As inscrições vão até 15 de março e devem ser feitas com envio de e-mail para o endereço “dirve@proae.ufu.br”, com assunto “Inscrição_Edital PST-UFU”. O correio eletrônico deve conter os seguintes documentos, digitalizados em PDF:

• Ficha de Inscrição, disponível no Anexo I do edital, devidamente preenchida e assinada;
  • Cópia da Cédula de Identidade ou outro documento de identificação válido;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Cópias de diplomas, certificados ou outras certidões, para fins de comprovação de requisitos mínimos exigidos da educação formal;
  • Carteira profissional ou declaração expedida por órgãos públicos, privados ou entidades de caráter social, para comprovação de requisitos mínimos exigidos da experiência em docência e profissional;
  • Documentos de comprovação de pontuação, conforme item 6.4 do edital.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na homologação dos documentos de inscrição. Já a segunda, de caráter classificatório, levará em conta a pontuação de cada candidato, obtida por meio de avaliação de experiência profissional, segundo pontuação discriminada no item 6.4 do edital.

O processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

• Divulgação do edital – 23 de fevereiro a 15 de março;
  • Período de inscrições – 23 de fevereiro a 15 de março;
  • Homologação das inscrições – 16 de março;
  • Publicação do resultado parcial – 20 de março;
  • Recebimento de recursos – 21 e 22 de março;
  • Publicação do resultado final – 23 de março.

Acesse todos os documentos desta seleção no Portal de Editais e Concursos da UFU.

Palavras-chave: UFU PROEXC Proae Dirve Segundo Tempo Padrão Segundo Tempo Universitário