Campus Umuarama

Celebrando a importância: 4º Encontro de Colaboradores do Proteger-se no Mês da Vida

Evento do projeto de extensão conta com mesas de debate para discutir a importância da saúde mental na vida acadêmica e apresentações culturais

Publicado em 19/09/2024 às 07:42 - Atualizado em 24/09/2024 às 08:19

Acontece, na próxima segunda-feira (23/9), a quarta edição do encontro de colaboradores do projeto de extensão Proteger-se. O evento ocorre pela primeira vez de maneira presencial no Campus Umuarama, sendo aberto ao público; porém, é necessário realizar a inscrição até o domingo, 22. As atividades abrangem discussões acerca da perspectiva de atendimento psicossocial e multiprofissional para a promoção da saúde mental, além de destacarem o trabalho realizado pelo projeto. As apresentações culturais e mesas de debate sobre o Setembro Amarelo acontecem a partir das 8h, no auditório do Bloco 2A.

O evento faz parte do conjunto de ações do "Mês da Vida UFU", promovido pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), e nesta edição, tem o lema “Você é importante para mim”. Esta iniciativa objetiva, dentro e fora da comunidade acadêmica, discutir tópicos importantes a respeito de saúde mental, buscando a prevenção do suicidio e o acolhimento. “É necessário que as pessoas e também os nossos colaboradores saibam que eles são importantes para a comunidade; é um trabalho muitas vezes desgastante, e esses profissionais precisam saber que eles são de extrema importância nessa luta sobre promoção de saúde mental”, relata Karine Zago, coordenadora do Proteger-se.

Um dos temas programados para discussão nas mesas de debate do evento é a pós-venção do suicídio. Este termo se refere às intervenções e ações que são realizadas após um suicídio ou uma tentativa de suicídio. O objetivo principal da pós-venção é oferecer suporte às pessoas afetadas, como familiares, amigos e comunidade, ajudando a lidar com o luto e a dor que acompanham esses acontecimentos. Educar a comunidade sobre o suicídio e as causas dele pode reduzir o estigma e promover uma melhor compreensão da saúde mental, já que a pós-venção é um aspecto fundamental do cuidado em relação à saúde mental, reconhecendo que a dor do suicídio não afeta apenas a pessoa que faleceu, mas também uma rede maior de pessoas ao redor dela.

Sobre o projeto

O Proteger-se é um projeto de extensão vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que presta acolhimento terapêutico às comunidades interna e externa à universidade. Contando com mais de 70 colaboradores e já tendo prestado mais de 6 mil atendimentos, o Proteger-se realiza suas atividades das 11h às 21h. O atendimento é feito a partir da plataforma webConf, por meio de um link que pode ser encontrado no perfil do projeto no Instagram.

Zago, que também atua na Faculdade de Medicina e é técnica administrativa da Proae, ressalta que, embora o Proteger-se enfrente desafios como a alta demanda e a necessidade de maior divulgação, este projeto continua a oferecer atendimentos de qualidade, realizados por profissionais e bolsistas treinados. “O Proteger-se surgiu para ajudar as questões que impactam a saúde mental na pandemia e, hoje, com o crescimento do projeto e o atendimento multiprofissional, nós conseguimos fazer um acolhimento muito mais amplo”, comenta. Além disso, a coordenadora enfatiza o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) com os bolsistas, que são fundamentais para o sucesso do projeto.

Imagem de ação do projeto, com um grupo sentado, sendo atendido por pessoas que estão em pé
Participação do projeto em evento sobre saúde mental no Restaurante Universitário. (Foto: arquivo / Proteger-se)

Amanda Viana, estudante de Enfermagem da UFU e bolsista do Proteger-se há dois anos, compartilha sua experiência, destacando como o vínculo dela com a atividade a ajudou a encontrar afinidade pela saúde mental, influenciando suas escolhas na futura carreira profissional.

Ela observa que, embora o atendimento do projeto não seja a psicoterapia, ele proporciona um acolhimento valioso para casos de saúde mental. Viana acredita que a acessibilidade e a democratização do atendimento, possibilitadas pelo formato on-line, são aspectos essenciais do projeto. “Já atendemos pessoas do Brasil inteiro; o atendimento remoto é muito mais democrático e possibilita que mais pessoas tenham acesso ao acolhimento, que ainda é muito elitizado”, conta.

O evento da próxima segunda-feira será uma oportunidade importante para divulgar o trabalho do Proteger-se e promover discussões cruciais acerca de saúde mental. Para saber mais sobre o projeto, acesse as suas redes sociais.

Palavras-chave: encontro colaboradores Proteger-se acolhimento atendimentos saúde mental Proae PROEXC UFU