Jogos

Milésimos de segundos fazem toda a diferença

Atletismo é o tema do décimo terceiro episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU

Publicado em 13/10/2022 às 15:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Alexandre Costa

Você sabia que, no atletismo, um velocista gasta 18 centésimos de segundos para sair depois que ouve o tiro da partida? Já uma pessoa destreinada leva, em média, 27 centésimos de segundos para reagir. Essa modalidade esportiva surgiu nos Jogos Olímpicos da Grécia antiga, por volta de 776 anos a.C. (antes de Cristo). Mas, foi só em 1896, com a disputa da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que o atletismo ganhou impulsionamento e sua prática correu, literalmente, mundo afora nos anos seguintes.

Esse esporte, em que os atletas tendem a superar seus movimentos essenciais, como caminhar, correr, saltar e arremessar, passou por algumas mudanças. Em 2021, a World Athletics (Federação Internacional de Atletismo) anunciou algumas dessas alterações na regra de invasão de raia, em que os atletas agora podem tocar uma vez na borda ou meio-fio durante uma curva e dar um passo na linha limite interna ou meio-fio. Apesar dessa modificação, os competidores ainda podem ser desclassificados se forem julgados como tendo pisado totalmente dentro da linha interna ou meio-fio.

Atualmente, são disputados 24 tipos de provas no atletismo, sendo elas: 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, 10.000m, maratona, 100m com barreiras, 400m com barreiras, 3.000m com obstáculos, 4x100m, 4x400m, 20km de marcha atlética, 50km de marcha atlética, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, lançamento de peso, lançamento de disco, lançamento de martelo, lançamento de dardo, decatlo (masculino) e heptatlo (feminino).

Com as duas medalhas de bronze conquistadas nas Olimpíadas de Tóquio 2020 - que foram adiadas e realizadas em 2021, devido à pandemia de covid-19 -, o Brasil alcançou 19 medalhas olímpicas no atletismo, sendo cinco de ouro, três de prata e 11 de bronze.

Olimpíada UFU

Na última Olimpíada Universitária UFU presencial, em 2019, o time de atletismo masculino da Atlética Monetária entrou na pista para valer, e liderou a pontuação nesta modalidade, com 13 pontos. O Thiago Simon é o atual coordenador da equipe, mas como está viajando, quem tem colaborado com a coordenação temporária dos treinos é o Fábio Junior - que, por sinal, já foi também coordenador da equipe em 2019.

O xará do cantor famoso foi entrevistado no décimo terceiro episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU - que acabou de sair no nosso Instagram! O grande dia está logo ali! Vem, 14 de outubro!

Foto: Milton Santos