Jogos

Bola e raquete na mão: é hora do tênis de campo

Modalidade não esteve presente na última edição da Olimpíada Universitária UFU e retorna este ano

Publicado em 13/10/2022 às 09:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Esporte pode ser praticado individualmente ou em duplas. (Foto: Banco de imagens/Freepik)

Tênis de campo: já parou para pensar como esse esporte surgiu? Apesar de não ser tão popular no Brasil como o futebol e o vôlei, ele tem origem no século V. Naquela época, era chamado de Jogo da Palma e consistia em arremessar a bola contra a parede e rebatê-la, semelhante ao que hoje é chamado de squash.

O inglês Walter Wingfield é conhecido como o criador do esporte e ficou famoso por escrever as regras em 1873, as quais pouco mudaram para a atualidade. Assim como muita coisa da história nacional, o tênis de campo foi trazido para o Brasil pelos portugueses durante a colonização.

Hoje, de acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, são mais de 2 milhões de praticantes do esporte. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem atletas dessa modalidade, porém, ela não esteve presente na última edição presencial da Olimpíada Universitária UFU, em 2019. O retorno será nos jogos deste ano.

Regras básicas

O tênis de campo pode ser disputado de forma individual ou em duplas. Utilizando uma bola e raquete, o objetivo é rebater a bola para o lado adversário até que o oponente não consiga mais devolvê-la na área demarcada da quadra. Quem deixa a bola quicar mais de uma vez no seu lado da quadra perde o ponto em disputa.

O placar da partida é semelhante ao do vôlei e definido por pontos, games e sets. Se os jogadores empatarem em 5 games, o set continua, já que um atleta ou dupla precisa ter conquistado 6 games, mas com mínimo de 2 games de vantagem contra o(s) adversário(s) para vencer um set. O que muda é se o placar do set empatar novamente em 6x6. Se isso acontecer, o set vai para o tiebreak e passa a ter pontuação normal, que termina quando um jogador ou dupla conquista 7 pontos e o(s) oponente(s) não faz(em) mais de 5. Em caso de empates por 6x6, 7x7, 8x8, o tiebreak vai seguir até que um atleta ou dupla consiga abrir dois pontos de vantagem e finalmente vença o set. Normalmente, as partidas são disputadas em melhor de três sets, ou seja, ganha quem conquistar dois sets. A exceção é em apenas algumas competições profissionais masculinas, em que os jogos podem durar até cinco sets. São elas: a Copa Davis - disputada entre seleções de países - e os quatro torneios do circuito conhecido como Grand Slam - Australian Open (Austrália), Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra) e US Open (Estados Unidos).

Modalidade pode ter até 12 juízes. (Foto: Banco de imagens/Freepik)

A Maria Paula Rubin fez parte da Associação Atlética Acadêmica Educação Física da UFU, esteve presente na primeira competição de tênis de campo da Olimpíada e hoje é professora da modalidade. Ela destaca a importância do esporte dentro da universidade: “Eu acho que o tênis nas Olimpíadas é muito importante, porque ele é um esporte elitizado; e trazer isso para uma universidade pública é muito importante. Vai ser muito bom”, opina.

Você pode conferir tudo isso e muito mais em um dos episódios da série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU no nosso Instagram. Chega logo, 14 de outubro!