Jogos

Bola na mão ou mão na bola? Handebol é mais uma modalidade da Olimpíada Universitária UFU 2022

Do 'futebol com as mãos' até as quadras, o handebol se modificou e virou um esporte mais dinâmico e competitivo

Publicado em 10/10/2022 às 15:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Registro da última edição presencial do handebol na Olimpíada Universitária UFU, disputada em 2019, no Campus Educação Fìsica. (Foto: Alexandre Costa / Arquivo Portal Comunica)

O handebol é uma das modalidades esportivas que estarão presentes na edição deste ano da Olimpíada Universitária UFU. Com origens europeias, uma aceitação inicial maior entre o público feminino e diversas mudanças ao longo do tempo, o esporte caiu no gosto da galera ao redor do mundo. Vamos conhecer um pouco mais sobre o esporte!

Raízes

O início do handebol é um pouco confuso, e até mesmo "disputado". Há quem atribua a origem a um esporte com bola jogado com as mãos na Grécia Antiga, mas o fato é que a modalidade começou a se espalhar na Europa em 1910, a partir da Suécia.

Até 1919 o jogo era praticado majoritariamente pelo público feminino, quando o professor de Educação Física alemão Karl Sshelenz introduziu o esporte mais fortemente na Alemanha, Áustria e Suíça, países em que foi treinador. Com algumas modificações, Sshelenz fez com que o esporte atingisse também o público masculino e ganhasse destaque dentro das escolas ao redor do mundo.

O grande primeiro palco da modalidade foram as Olimpíadas de Verão 1936, na Alemanha. Ainda era o esporte em sua “primeira versão”, com 11 jogadores de cada lado e jogado em campos de futebol.

Imagem em preto e branco, jogadores do time de handebol da Alemanha em 1936, em fila.

Olimpíadas 'Berlim 1936' marcaram o início da expansão do handebol em nível mundial. (Foto: AFP/Getty Images)

Início no Brasil

A partir de 1930, com a chegada massiva de imigrantes alemães que buscavam uma vida melhor longe das consequências da Primeira Guerra Mundial, o esporte chegou ao Brasil e ficou concentrado nas regiões Sul e Sudeste, onde a maioria desses imigrantes se instalaram.

Somente a partir da década de 1960, o handebol começou a se difundir por mais regiões do país, sendo adotado principalmente nas escolas. Dessa forma, o brasileiro em geral passou a praticar a modalidade como mais uma em seu repertório cultural esportivo.

Principais regras

Entre 1938 e 1966, duas formas de handebol eram praticadas no mundo, uma com 11 e outra com sete jogadores - esta última, mais praticada nos países nórdicos. Ambas eram jogadas ao ar livre e em campos de futebol.

Somente a partir de 1976, após passar por reformulações, a modalidade passou para as quadras oficialmente com o número de jogadores menor (sete). No mesmo ano, ela voltou para programa olímpico e permanece nele até os dias de hoje.

Quadra de handebol em ginásio

Com menos jogadores e dentro das quadras, o esporte se tornou muito mais competitivo. (Foto: Pexels/Bence Szemerey)

Portanto, o handebol atual é um esporte coletivo praticado por duas equipes, com sete jogadores de cada lado. As posições são: armador, meias, pontas, pivô e goleiro.

Ainda é jogado com as mãos, sendo dividido em dois tempos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos entre eles. O grande objetivo do esporte é fazer gols; portanto, ao final do jogo, quem balançar as redes adversárias mais vezes vence a partida.

Além disso, um jogador só pode dar até três passos com a bola na mão antes de efetuar um passe para algum colega de equipe. O tempo máximo para segurar a bola é de três segundos, o que torna o handebol um esporte bastante dinâmico.

Você também pode conferir tudo isso e muito mais sobre o handebol e os bastidores desse esporte na nossa universidade em mais um episódio de uma série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU - que já saiu no nosso Instagram!  Vem quente que estamos fervendo, 14 de outubro!