Vôlei mais uma vez marcará presença na Olimpíada Universitária UFU 2022

Criado nos Estados Unidos em 1885, o vôlei só foi se popularizar por aqui na década de 1980 e será uma das modalidades em disputa nos jogos entre alunos da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 03/10/2022 às 16:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Vôlei é uma das modalidades em disputa na Olímpiada UFU 2022. (Foto: Alexandre Costa)

O vôlei é uma das modalidades de esporte que estarão presentes na edição deste ano da Olimpíada Universitária UFU. Aqui, apresento mais sobre este esporte, que foi criado nos Estados Unidos e atualmente é um dos mais praticados em todo o planeta.

Origens e popularização

O vôlei surgiu no ano de 1885, por iniciativa de um diretor de Educação Física de uma escola no Estado de Massachusetts chamado Willian G. Morgan. O primeiro nome dado à foi "mintonette".

Na visão de Morgan, o jogo era muito parecido com outra modalidade, o badminton, com a diferença de se usar uma rede naquela época. Assim, temos o "minton" do "badminton" e "net", da palavra "rede" (na sua versão, em Inglês).

Porém, o esporte só foi se popularizar fora dos Estados Unidos, com a chegada de soldados estadunidenses em 1915 às praias francesas na Primeira Guerra Mundial. Após isso, o vôlei ganhou força e seus praticantes continuaram a se multiplicar até os dias atuais.

Além de soldados para reforçar as tropas da Tríplice Entente, os EUA levaram o vôlei para a Europa. (Imagem: Congresso dos EUA)

O esporte no Brasil

Atualmente, o vôlei é o segundo esporte mais praticado no país e o sexto com mais adeptos em todo o mundo. Em terras brasileiras, os primeiros registros da prática da modalidade datam de meados de 1910, porém ela só se firmou como gosto nacional na década de 1980. E cresceu tanto, ao ponto de hoje o Brasil liderar o ranking mundial de praticantes do esporte. Na sequência, de acordo com dados fornecidos pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), vêm a Federação Russa e os Estados Unidos.

De acordo com a FIVB, o vôlei conta com mais de 500 milhões de praticantes, entre amadores e profissionais, por todo o mundo. (Foto: Alexandre Costa)

Regras

O vôlei é um esporte praticado com as mãos e uma bola, disputado entre duas equipes de seis jogadores na sua modalidade de quadra, divididas por uma rede no centro. O objetivo é fazer com que a bola passe por cima da rede e toque o chão da quadra adversária nos limites dela.

Uma partida pode possuir de três a cinco sets, sendo necessária uma diferença mínima de dois pontos para uma equipe garantir a vitória do set - precisando chegar a 25 pontos nos quatro primeiros sets e a 15 pontos no quinto. No caso de empate em 24 a 24 (ou 14 a 14, no caso de um eventual quinto set), o set prossegue até que uma das equipes consiga a vantagem dos dois pontos. O time vencedor será aquele que conseguir a vitória de três sets.

Você também pode conferir tudo isso e muito mais sobre o vôlei e as figuras por trás desse esporte dentro do ambiente da nossa universidade em mais um episódio da série de vídeos do Projeto Olimpíada UFU no nosso Instagram! Chega logo, 14 de outubro!