Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

Esporte Universitário

Autoriza o árbitro: é hora de conhecer mais sobre o futsal

Falcão, Ferrão, Amandinha; esses são alguns dos principais nomes do futsal brasileiro, que é uma das modalidades esportivas mais tradicionais do país. O futebol de salão, nome dado ao esporte quando chegou ao Brasil em 1935, surgiu cinco anos antes, em 1930, no Uruguai. A criação é de Juan Carlos Ceriani Gravier, à época professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu.

imagem de itana.santos@ufu.br

Hora de entrar no 'garrafão'

Dez atletas - sendo cinco de cada lado -, duas cestas e uma bola, que normalmente é laranja. Tudo pronto para os quatro períodos de uma partida de basquete. Esse esporte, que nasceu em 1891 para entreter os estudantes da Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), durante o inverno rigoroso de Massachussets, nos Estados Unidos, faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde a edição de Berlim, em 1936. Já aqui na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ele sempre fez parte dos eventos esportivos, principalmente da Olimpíada Universitária UFU.

imagem de itana.santos@ufu.br

De filho para pai: o início de uma paixão de família

Começaram no último domingo, 18, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília (DF), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). A competição, que é a maior do país, reúne mais de 7 mil participantes - atletas, comissão técnica, profissionais da saúde e voluntários - de todos os estados. A Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), representante de Minas Gerais, participa do evento com cerca de 230 integrantes. Entre eles, estudantes-atletas e comissão técnica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Subscrever RSS - Esporte Universitário

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal