UFUCast

‘UFUCast’ apresenta a Escola de Educação Básica da UFU

Bate-papo é sobre a infraestrutura da Eseba, as formas de ingresso para as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Proeja, além dos projetos de extensão desenvolvidos com os alunos da unidade

Publicado em 07/10/2022 às 10:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O trigésimo episódio do ‘UFUCast’ foi ao ar na última quinta-feira (06/10), às 17h e apresentou a Escola de Educação Básica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mais conhecida como Eseba. Os jornalistas Luan Borges e Naiara Ashaia conversaram com a diretora da unidade, Núbia Guimarães, e com o professor Johnatan Alves. O bate-papo abordou os diferenciais que a instituição tem com relação a outras escolas.

A diretora explicou que a escola se preocupa em oferecer uma formação científica, visando abordar o senso investigativo e também desenvolver o lado criativo. Um dos projetos lá desenvolvido é o "Jornal Diário de Ideias", uma iniciativa do Programa Diário de Ideias, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). O jornal tem por objetivo propor espaços de trocas de ideias entre estudantes, familiares, professores e demais membros da comunidade escolar que vivenciam a Educação Básica, trazendo ações como: oficinas, seminários e outras modalidades formativas.

Para Alves, a metodologia utilizada na Eseba potencializa o desenvolvimento e criatividade dos alunos para além da leitura e escrita. "Por exemplo, a partir das aulas de música, eles buscam conectar com as temáticas curriculares desenvolvidas em sala de aula", apontou. Para quem ficou interessado em ingressar na Escola de Educação Básica, Guimarães detalhou aos apresentadores sobre os procedimentos adotados para o sorteio de vagas.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.