05/10/2022 - 09:39 - Atualizado em 07/10/2022 - 18:09
‘UFUCast’ aborda a continuidade dos estudos após o término da graduação
Programas de pós-graduação na UFU são o desejo de muitos estudantes que se propõem a aprofundar os conhecimentos em determinadas áreas do conhecimento
Leíse Alves

Rosineide Marques e Eloisa Ferro, no bate-papo sobre os cursos de pós-graduação da UFU. (Imagem: Reprodução)

O assunto da vez no episódio vinte e nove do ‘UFUCast’ foram as principais questões que norteiam a pós-graduação. No videocast que foi ao ar nesta terça-feira, 4 de outubro, os jornalistas Luan Borges e Naiara Ashaia conversaram com a diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloisa Ferro, e com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Rosineide Marques.

As convidadas explicaram que os cursos são oferecidos na forma de programas de pós-graduação (Stricto sensu) nas modalidades Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado ou Cursos de Especialização (Lato sensu). E o ingresso se dá por meio de processo seletivo realizado pelos programas de pós-graduação e/ou unidades acadêmicas da universidade.

O bate-papo esclareceu, ainda, dúvidas relacionadas aos benefícios de prorrogar a formação e até mesmo o formato em que esses cursos são ofertados. Rosineide Marques ressaltou que as especializações têm foco voltado para o mercado de trabalho específico, enquanto o mestrado e o doutorado são voltados para docência e pesquisas.

O órgão responsável pela pós-graduação na UFU é a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). Todos os editais para ingresso nos programas de pós-graduação são divulgados no Portal de Seleção da UFU

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.