Publicado em 28/08/2017 às 11:01 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Formação de novos pesquisadores é um dos principais objetivos do Pivic. (Foto: Milton Santos)
Implantado em maio deste ano, o novo formato do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) vem registrando "uma ótima aceitação" na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Essa é a avaliação da equipe da Diretoria de Pesquisa (Dirpe), liderada pelo professor Kleber Del Claro e vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP).
Ele informaque, "ao longo destes três primeiros meses, este novo formato já conta com quase 400 alunos e orientadores aqui na nossa instituição. O Pivic agora é de fluxo contínuo e pode ser registrado a qualquer momento na Dirpe, por meio de um processo simplificado e sem burocracia". Tanto o orientador quanto o aluno recebem as certificações.
Ainda conforme o diretor, a expectativa da Dirpe é de que os bons resultados estimulem cada vez mais a submissão de novas propostas vinculadas ao Pivic. Fazem parte da equipe técnica responsável por este acompanhamento os seguintes servidores: Ana Carolina Alcântara, Carla Luz Rezende, Geovane Souza Melo Junior, Marcelo José Pereira e Maria da Graça Fialho Koboldt Gomes.
Confira, abaixo, o gráfico com os números de projetos registrados, de acordo com a divisão das grandes áreas do conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):
Fonte: Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Dirpe pesquisa Propp UFU Pivic iniciação científica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS