Pesquisa

Representantes do MCTI visitam UFU para conhecer gestão de laboratórios multiusuários

Sistema da universidade é exemplo para implementação de novo projeto do ministério

Publicado em 07/02/2023 às 13:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Murilo Vieira, diretor de Pesquisa, receberam a equipe. (Foto: Arquivo pessoal)

Buscando conhecer o sistema de gestão de laboratórios multiusuários da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) visitaram a universidade nos dias 30 e 31 de janeiro. Participaram do encontro Tiago Hilário Ferreira, coordenador de Inteligência de Mercado, e Juliana Assunção Figueiredo, supervisora técnica.

Atualmente, a Rede de Laboratórios Multiusuários (Relam) da UFU tem se destacado entre pesquisadores e instituições de todo o país, devido ao sistema de gestão eficiente promovido pela pró-reitoria. O MCTI está criando, em Belo Horizonte, o Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (GraNioTer) e os representantes visitaram a universidade para conhecerem o sistema de gestão e implementarem-no de forma semelhante no novo projeto.

“Todos sabem que, nos últimos anos, temos passado por dificuldades orçamentárias e manter uma infraestrutura de pesquisa com equipamentos de alto valor e manutenções caras é um grande desafio. Essa estruturação em forma de rede, ligada à Propp, faz com que o recurso seja aplicado de forma a atingir um maior número de pessoas e garantir uma maior acessibilidade”, afirma Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Ele ainda destaca que, mesmo com a escassez de recursos dos últimos anos, o parque de equipamentos multiusuários da UFU conseguiu funcionar normalmente.

O GraNioTer é voltado ao aprofundamento tecnológico das cadeias produtivas baseadas em materiais avançados e minerais estratégicos, como grafeno, nióbio e terras raras. Trata-se de uma ação do MCTI em sinergia com a política nacional de ciência, tecnologia e inovação, com aporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“Para nós, é uma grande satisfação recebê-los na UFU, porque a Diretoria de Pesquisa tem trabalhado de forma incansável para se alinhar às diretrizes de editais relacionados à infraestrutura multiusuária. Isso tem sido evidenciado nos resultados das chamadas como Finep, onde saímos de uma porcentagem de 13 a 15% de aprovação para 60% nos últimos três anos”, finaliza Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU.

Palavras-chave: Dirpe Propp Relam pesquisa MCTI