PROPP

"A ciência brasileira está em Risco"

Cortes no orçamento para pesquisa preocupam gestores

Publicado em 28/08/2018 às 09:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, concedeu entrevista nesta segunda-feira, 27/08, à FM Universitária. Carvalho falou sobre a redução de 33% no orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para 2019. O CNPq é a agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores no país.

O anúncio foi feito na carta aberta intitulada: "A Ciência Brasileira está em Risco", publicada no dia 9 de agosto pelo CNPq.

O Pró-Reitor  ressaltou que serão penalizados editais novos e  vigentes, “isso impacta no fluxo normal da pesquisa brasileira”. Carvalho lembrou, ainda, que “nós fazemos pesquisa para a sociedade” e alertou:  “a sociedade tem que abraçar a causa”.

Entre as ações contra o corte de verbas, no dia 17 de outubro haverá o “Dia C da Ciência” . Confira abaixo a entrevista do pró-reitor

Palavras-chave: Propp pesquisa Orçamento