07/12/2018 - 18:20 - Atualizado em 11/12/2018 - 17:06
Museu do Índio conquista reconhecimento internacional
Instituição vinculada à UFU é uma das vencedoras do Prêmio Ibermuseus de Educação
Cristiano Alvarenga

Museu do Índio foi premiado na categoria de fomento a novos projetos (Foto: Milton Santos)

O Museu do Índio, órgão da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/Proex/UFU) conquistou o IX Prêmio Ibermuseus de Educação, com o projeto “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa: Arte e Cosmologia Wauja”. A premiação foi na categoria voltada a fomento de novos projetos. A conquista garante investimento de 10 mil dólares na execução das atividades em 2019.

O Prêmio recebeu inscrição de 192 projetos de instituições sediadas em 12 países ibero-americanos. Entre os projetos premiados estão representantes de Portugal, Colômbia e Uruguai.  Entre os museus brasileiros, além do Museu do Índio, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também foi premiado. Confira a relação dos vencedores do IX Prêmio Ibermuseus de Educação.

Categoria I -  Reconhecimento a projetos realizados ou em execução

• 1º Fundação Côa Parque - “O Côa na Escola” (Portugal)
  • 2º Museo Nacional de Colombia - “Renovando el Olvido: Historias de la "L" en un modelo a escala” (Colômbia).
  • 3º Asociación Civil Ciencia Viva - “Las maletas viajeras” (Uruguai)

Categoria II - Fomento a novos projetos

• Museu do Índio - “Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa: Arte e Cosmologia Wauja” (Brasil)
  • Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - “Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta”
  • Intendencia de Paysandú - Museo Histórico Departamental - “Mujeres en Defensa” (Uruguai)
  • Museo Historico Nacional - “Viejos silencios, nuevas voces. Hacia una propuesta museográfica con todos” (Uruguai)
  • Museu do Casal do Monte Redondo / Associação do Património Cultural de Monte Redondo - “Renova Museu: Revitalização de um museu por meio de ações educativas” (Portugal)

Programa Ibermuseus

O Prêmio Ibermuseus de Educação faz parte de uma iniciativa de cooperação e integração de países ibero-americanos que visa o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a área da museologia. A iniciativa do Prêmio é Conselho Intergovernamental do Programa Ibermuseus. Para mais informações, acesse: http://www.ibermuseus.org/pt/.