Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

21/12/2018 - 16:58 - Atualizado em 09/01/2019 - 17:12
Núcleo da UFU entrega sistema de comunicação para jovem com deficiência motora
Sistema funciona por meio do movimento do globo ocular
por Autor: 
Natália Spolaor

 

Entrega do equipamento foi realizada na sala do Núcleo (Foto: Milton Santos)

Nesta quinta-feira (20/12), a equipe do Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), orientada pelo professor Eduardo Lázaro Martins Naves, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU), realizou a entrega de um sistema de comunicação e controle de computador para Anna Vitória Pereira Pontim, uma garota de 13 anos com deficiência motora.  

Graziela e Márcio Pontim, pais de Anna Vitória, conheceram o trabalho desenvolvido no laboratório por meio de uma amiga. Logo, entraram em contato com o professor Eduardo Naves, que topou o desafio de adequar o sistema já desenvolvido, baseado nas necessidades da jovem. “Como ela mora em Uberaba e temos dois alunos que também são de lá, nos finais de semanas eles iam testar e ajustar [o equipamento] durante o semestre. Agora, no final do semestre, estamos entregando o sistema para ela”, conta Naves.

Anna Vitória têm atrofia muscular espinhal, o que causa fraqueza muscular em seu corpo. Agora, com o equipamento, ela consegue se comunicar utilizando o computador por meio do movimento dos olhos: é como um touchscreen, porém, ao invés de tocar, basta olhar que a tecla é selecionada. Esse aparelho para ela foi fantástico, porque ela já é totalmente alfabetizada, mas tínhamos que fazer as coisas por ela. Agora ela já dá conta. Ela mesma está ensinando a gente a escrever nas teclas”, relata Graziela Pontim.

O próximo passo, a ser realizado em 2019, será a adequação da cadeira de rodas motorizada pelo controle do globo ocular para Anna Vitória, projeto que também já vem sendo desenvolvido pelo laboratório desde 2004. “É a coroação de uma ideia e um sonho, porque a gente desenvolve tecnologia, mas sabemos que é muito difícil as coisas saírem da universidade. Então, nesse modelo que desenvolvemos para Anna, foi possível fazer a entrega para o usuário final. A gente fechou o ciclo”, explica Naves.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal