28/02/2019 - 10:12 - Atualizado em 28/02/2019 - 10:16
Fapemig emite nota oficial de esclarecimento
Presidente Evaldo Ferreira Vilela explica os motivos do corte substancial no número de bolsas oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Hermom Dourado

"Graças à contribuição da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, particularmente entre 2006 e 2015, consolidou-se no Estado um sólido Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, com expressiva geração de conhecimento básico e aplicado, tecnologia, inovação e novos negócios tecnológicos, que contribuíram e contribuem decididamente para a formação de um ambiente favorável às universidades, empresas, governo e sociedade em geral, com consequente impacto positivo para a economia mineira. Como a segunda maior fundação de amparo do país, atrás somente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, a FAPEMIG goza de reconhecimento e respeito nacional e internacional, sobretudo por seu protagonismo e amplitude, com importantes parceiros e um robusto programa de concessão de bolsas e auxílios à pesquisa.

Nesse contexto, a FAPEMIG possui 85 convênios de bolsas vigentes, firmados com Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais, Públicas e Privadas, com o compromisso de pagamento de bolsistas de Iniciação Científica Jr. (Nível Médio), Iniciação Científica (Nível Superior), do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Capacitação de Servidores do Estado (PCRH), que incentivam a atuação em atividades de desenvolvimento científico, aperfeiçoando a formação e a qualificação de estudantes e cientistas mineiros. Vale citar que grande parte dos bolsistas depende das mensalidades para a continuidade de seus estudos e até mesmo para sua subsistência. Assim, o impacto social de qualquer diminuição dos programas de bolsas é enorme.

Para cumprir sua missão, a FAPEMIG conta com a determinação do art. 212 da Constituição Estadual, que lhe destina 1% da receita ordinária corrente do Estado, que devem ser repassados em duodécimos. No entanto, desde 2016, a duras penas, a FAPEMIG tem cumprido apenas parte dos seus compromissos, visto que estes repasses não foram feitos adequadamente. Esta situação vem se agravando nos últimos anos, de modo a nos obrigar um corte substancial do número de bolsas, comprometendo o papel histórico da FAPEMIG..." (leia a íntegra da nota, clicando no link abaixo)