Ciência e Cultura

Metade da comunidade acadêmica desconhece museus da UFU, aponta pesquisa

Em levantamento realizado pela Dicult, maioria sugere que divulgação deve ser ampliada para melhorar qualidade dos serviços

Publicado em 12/02/2019 às 14:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Museu de Minerais e Rochas é um dos mais conhecidos pelo público (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) perguntou à sua comunidade interna no segundo semestre de 2018: “Você conhece os museus da universidade?”. Mais de mil pessoas - a maior parte formada por estudantes de 16 a 22 anos - responderam ao questionário, aplicado pela Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Dicult/Proexc).

O objetivo da pesquisa foi conhecer o quanto os professores, os técnicos e os estudantes da UFU têm o hábito de visitar museus e qual o impacto que os museus universitários exercem sobre a comunidade acadêmica. A Dicult planeja ainda fazer uma pesquisa semelhante com a sociedade em geral.

Foi constatado que metade do público pesquisado já visitou algum museu da UFU (50,4%) e metade nunca visitou (49,6%). Os mais visitados são o Museu Universitário de Arte (MUnA) (30,1%) e o Museu de Minerais e Rochas (29,7%).

Sobre como tiveram conhecimento da existência dos museus, os dados mais expressivos foram: 32,8% por meio de atividade vinculada a alguma disciplina de curso, 15,3% através de visitação escolar de algum familiar e 14,8% por meio do comentário de outros membros da comunidade acadêmica.

O público também foi questionado sobre o que poderia ser feito para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Para 57,2%, é preciso ampliar os meios de divulgação; 24,7% disseram que deveria haver mais cursos e atividades formativas e 18,1% indicaram a necessidade de novas formas de comunicação expositiva. Acesse aqui a pesquisa completa.

Como resposta aos resultados, a Dicult preparou um Guia de Museus, com informações sobre acervo, horário de visitação, endereço e outros dados sobre os cinco museus da UFU. A publicação será impressa e distribuída à comunidade acadêmica em 2019.

Também está sendo produzida uma série de vídeos, apresentando cada uma das unidades museológicas. O primeiro aborda o Sistema de Museus (Simu/UFU). Assista:

Em 2018, o portal de notícias Comunica UFU publicou uma série de reportagens apresentando os museus da universidade. Acesse http://comunica.ufu.br/noticias/ e selecione “Museus” na barra “Especiais”.

Palavras-chave: Museus Divulgação Científica