Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

30/04/2019 - 17:23 - Atualizado em 30/04/2019 - 17:50
Dia do Trabalho: Reforma Trabalhista é tema de publicação do CEPES
Flexibilização das relações trabalhistas e mudança na atuação da Justiça do Trabalho são os destaques
por Autor: 
Cristiano Alvarenga

 

No dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalho, momento propício para refletir sobre as condições dos trabalhadores e a legislação que ampara a relação entre empregados e empregadores. Neste contexto, o Centro de Estudos, Pesquisas e Projeto Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (CEPES/UFU) publica o texto “O que muda com a Reforma Trabalhista? Uma análise de alguns pontos da Lei 13.467/2017”.

A publicação traz uma abordagem da Reforma Trabalhista com ênfase em dois aspectos: a flexibilização dos contratos de trabalho e o novo formato de atuação da Justiça do Trabalho. O texto é assinado pela pesquisadora do CEPES, Alanna Santos de Oliveira e o professor Marcelo Sartorio Loural.

A intenção é apresentar as principais alterações promovidas pela Reforma Trabalhista (Lei 13.467) e quais os possíveis impactos para o trabalhador brasileiro.

Destaques

A Reforma Trabalhista possibilita a flexibilização dos contratos de trabalho e, como consequência, abre caminho para a terceirização de serviços, a ampliação dos contratos temporários e a realização de trabalho “intermitente”.

Sobre a atuação da Justiça do Trabalho frente à mudança na legislação, o texto aponta para uma possível dificuldade de acesso do trabalhador ao judiciário. Não haverá assistência jurídica gratuita e o acompanhamento dos processos de rescisão de contrato pelas entidades representativas não são obrigatórias. “...nítida valorização do negociado sobre o legislado”, indica o texto.

O texto está disponível, na íntegra, na página eletrônica do CEPES.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal