Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

13/05/2019 - 16:24 - Atualizado em 14/05/2019 - 17:39
Inscrições abertas para encontro de pesquisadores e jornalistas na UFU
Interessados em enviar resumos para o II Comunica Ciência devem se inscrever até 27 de maio
por Autor: 
Diélen Borges

 

Evento é promovido pela Diretoria de Comunicação e pela Propp (Foto: Diélen Borges)

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove, nos dias 26 e 27 de junho, no Campus Santa Mônica, o II Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas. O tema desta edição é "Pesquisas transformam a sociedade".

A programação terá mesa-redonda com jornalista de ciência e pesquisador com experiência em divulgação científica, minicursos voltados para profissionais e estudantes de comunicação e para cientistas e roda de conversa com agências de fomento. Os nomes dos convidados e os temas de cada atividade serão divulgados nos próximos dias.

Também haverá apresentações de trabalhos sobre divulgação científica. Os interessados podem submeter seus resumos até o dia 27 de maio por meio de formulário eletrônico. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 25 de junho no mesmo endereço eletrônico. Todas as inscrições são gratuitas e haverá emissão de certificado.

O Comunica Ciência é um evento que tem como público-alvo profissionais e estudantes de Comunicação e pesquisadores de todas as áreas e níveis, com o objetivo de debater a divulgação da ciência. Também a comunidade externa à universidade está convidada a participar dos debates, uma vez que  essa comunidade é quem financia as pesquisas das instituições públicas e é para ela que retornam os resultados.

O encontro é promovido pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU). Mais informações estão disponíveis no site do II Comunica Ciência: eventos.ufu.br/comunicaciencia2.

 

 

"Para um jornalista, é sempre instigante entrevistar um cientista. Atravessar os espaços quase sagrados do ambiente da pesquisa e levar os resultados dos estudos ao grande público é um exercício desafiador. Imagine quando a sua pauta o deixa frente a frente com o primeiro pesquisador brasileiro a integrar a Academia de Ciências dos Estados Unidos, considerado o maior especialista em genética de abelhas do mundo. Foi assim que respirei fundo ao entrevistar, pela primeira vez, Warwick Estevam Kerr, que nos deixou em setembro de 2018. Engenheiro agrônomo, geneticista e biólogo, a grandeza de Dr. Kerr não chamava a atenção apenas pela carreira brilhante, voltada para o melhoramento da produção alimentar. O nosso professor era gigante também pela generosidade em compartilhar conhecimentos. E os saberes, as descobertas do Dr. Kerr, estavam sempre à disposição de todos. Eram servidos ainda quentes à sociedade, como se serve um grande e saboroso banquete popular. Um dia, eu lhe agradeci, admirada: “o senhor é sempre tão disponível a falar conosco, os jornalistas”. Dr. Kerr sorriu e explicou, amavelmente, que sempre responderia aos chamados para divulgar as produções científicas da universidade. Desse modo, contribuiu para a circulação das pesquisas, de forma simples, encantadora. Dr. Kerr, enfim, transformou cada lugar por onde passou. É nele que penso quando refletimos sobre universidade e divulgação científica. 'A lição sabemos de cor. Só nos resta aprender'."

Renata Neiva

Diretora de Comunicação Social da UFU

 

 

"Em tempos de incertezas a comunicação faz-se necessária e se constitui em vetor  fundamental à sociedade como um todo. Neste ambiente, carregado por polarizações, as universidades têm um papel preponderante e de suma importância, qual seja, se comunicar com a sociedade. Vale sublinhar que esta comunicação - universidade/sociedade - pode ocorrer de diversas maneiras e, em conformidade com os múltiplos jogos de interesse que perpassam o “tecido” universitário até chegarem ao diapasão social, ou seja, são sons, cores, imagens, palavras, conhecimento científico, etc., que transitam no espaço por duas “agulhas” - universidade e sociedade - sem se tocarem e, em vários momentos, chegam mesmo a se ignorarem. Por isso, em sua segunda edição, o “Comunica Ciência,” traz à tona exatamente esta questão, “pesquisas transformam a sociedade”; mas a sociedade tem ciência desta transformação? Se olharmos para a metáfora das “agulhas” não. É exatamente este o objetivo do evento: discutir e apresentar propostas que possam aproximar a sociedade da universidade, ao propor formas de comunicação, seja por meio de linguagens, imagens, atividades nas escolas, redes sociais, etc., capazes de estabelecer o nexo articulador entre universidade e sociedade, pois a produção científica (pesquisas) transforma o meio social e este impulsiona (desafia) a  ciência a resolver seus problemas, nos mais diferentes campos da vida. Eis os propósitos do II Comunica Ciência!"

Carlos Henrique de Carvalho

Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2019. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal