Ensino de História é tema de livro publicado por professor da UFU

O tema central é a articulação entre a docência e a formação acadêmica

Publicado em 14/08/2019 às 15:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

O livro é construído a partir da pesquisa de mestrado de Costa. (Foto: Alexandre Costa)

Artur Santos e Costa é professor do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU), mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFU) e publicou recentemente o livro “Ensino de História na escola pública: percursos e práticas de currículos no Ensino Fundamental”, fruto de sua dissertação.

Costa conta que o interesse pela História surgiu muito cedo e a inquietação para a pesquisa também não demorou a aparecer.  “Decidi muito jovem que queria fazer o curso de História, por conta de experiências que tive como estudante na educação básica. Quando entrei na graduação levei um choque! Passei a ver uma série de críticas àquele modelo de ensino que eu tinha vivenciado na escola. Alguns professores diziam que era um ensino equivocado e muito tradicional”.

O livro é o resultado de sete anos de uma pesquisa que partiu dessa inquietação em entender o que acontece entre o processo de formação dos professores de História e o exercício da docência. Sob a orientação da professora Regina Ilka Vasconcelos, construiu o que Costa entende como “uma articulação entre o ensino de História e a escola pública”.

Por meio de entrevistas com professores e supervisores escolares, o autor pode traçar um perfil desse ensino. Ao ser questionado sobre sua conclusão sobre a opinião de seus professores que acreditavam que aquela atuação era “equivocada e tradicional”, ele diz concordar e discordar, em partes. “Eu acho que ainda existe obviamente uma linha muito tradicional nas aulas de História, mas ao mesmo tempo isso não pode ser generalizado ou assumido como uma verdade absoluta. Ao mesmo tempo em que é possível perceber esse elemento a gente também tem professores comprometidos em pensar uma outra perspectiva”.

A produção é uma tentativa de levar a esses professores e demais profissionais da Educação uma reflexão sobre a prática docente. Costa segue com projetos na área e, apesar de considerar essa pesquisa concluída, conta que seu doutorado, iniciado este ano na Universidade de Brasília (UnB), compartilha de problemáticas em comum.

Como adquirir o livro

O livro “Ensino de História na escola pública: percursos e práticas de currículos no Ensino Fundamental” já está disponível para compra on-line no site da Paco Editorial.

Além disso, o autor realizará sessões de lançamento. No dia 28 de agosto, às 19h, no Auditório 2 do Campus Pontal e 29 de agosto, também às 19h, no Auditório 5O-C, Campus Santa Mônica.

Palavras-chave: livro história lançamento pesquisa UFU