Projeto da UFU oferece yoga em Patos de Minas

Iniciativa de professora de Engenharia de Alimentos é aberta à participação tanto de alunos e servidores da universidade quanto de membros da comunidade externa

Publicado em 22/10/2019 às 10:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:32

Letícia Guidi acumula 12 anos de experiência como instrutora de yoga. (Fotos: Arquivo pessoal)

Desde maio de 2018, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a população de Patos de Minas podem conhecer e desfrutar dos benefícios proporcionados pela prática do yoga. Trata-se do projeto “Yoga no Campus”, pelo qual já passaram mais de 100 alunos.

Quem está à frente da iniciativa é Letícia Rocha Guidi, docente do curso de Engenharia de Alimentos e que possui experiência de 12 anos como instrutora da modalidade. Ela explica que teve a ideia de implantar este projeto desde que começou a trabalhar na UFU e a aceitação dele foi muito rápida.

“Minha intenção era de levar a prática de yoga a mais pessoas e de forma gratuita a alunos, professores e técnicos administrativos do nosso campus e também para os cidadãos de Patos de Minas. Desde que começou, há aproximadamente 18 meses, o projeto segue de forma contínua, sendo renovado anualmente”, relata.

De acordo com a instrutora, entre os efeitos positivos que o yoga gera em seus praticantes, podem ser citados: redução do estresse e da ansiedade, autoconhecimento, melhoria do sono, da concentração, da respiração, da postura, além de uma maior capacidade de lidar com os altos e baixos da vida de forma mais plena e tranquila. “Nos últimos tempos, temos visto um aumento no número de pessoas com problemas como síndrome do pânico, depressão e insônia, por exemplo. A prática regular do yoga pode ser uma grande aliada no processo de melhoria da qualidade de vida”, resume.

Como participar

Outro objetivo do “Yoga no Campus” apontado por Letícia Guidi é auxiliar na diminuição da retenção e da evasão dos discentes do Campus Patos de Minas, sendo uma ferramenta para melhoria da socialização e do equilíbrio emocional e mental. Registrado no Sistema de Informação de Extensão e Cultura (Siex/UFU) como uma ação de extensão voluntária, o projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), que recentemente emprestou tapetes para as aulas.

Os encontros são semanais e acontecem sempre às segundas-feiras, em dois horários, às 17h30 e às 18h30. Cada turma pode receber até 28 alunos. “As aulas são na unidade dos Pavonianos – Rua Padre Pavoni, 290, Rosário – e pedimos para que as pessoas compareçam trajando roupas confortáveis. Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato conosco pelo nosso Instagram ou pelo e-mail leticiaguidi@ufu.br. Não cobramos nenhum tipo de taxa e também não há seleção; basta se inscrever e preencher a ficha de inscrição”, conclui a professora.

Palavras-chave: campus patos de minas projeto extensão yoga